Perante este cenário, o SEP adverte que, caso o desconforto aumente, poderão ser decididas “formas de luta”. As reivindicações são claras: valorização profissional, investimento no SNS, contratação de mais enfermeiros com condições de trabalho dignas, um sistema de avaliação de desempenho justo e a resolução de injustiças salariais e de progressão na carreira.
Enfermeiros do SNS em 'burnout' denunciam sobrecarga e ameaçam com novas formas de luta
Os enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS) enfrentam uma crescente sobrecarga de trabalho e exaustão, com sindicatos a denunciar a falta de milhares de profissionais e a acumulação de centenas de milhares de horas extraordinárias. A situação tem levado a campanhas de sensibilização e ameaças de “formas de luta” para exigir melhores condições e a valorização da carreira. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) estima que faltem cerca de 20 mil enfermeiros a nível nacional para garantir a prestação de cuidados de qualidade e segurança. Apenas no distrito do Porto, os profissionais realizaram mais de 600 mil horas extraordinárias no primeiro semestre de 2025, o que equivale a um défice de 659 enfermeiros. Esta realidade, marcada por um “elevado número de enfermeiros em 'burnout'”, desregulação de horários e turnos que se assemelham a maratonas, levou o SEP a lançar uma campanha de denúncia no Algarve, onde se acumulam milhares de folgas e horas extra em dívida. Fátima Monteiro, coordenadora do SEP no Porto, acusa o Ministério da Saúde de gerir o SNS com “navegação à vista”, apontando a não autorização dos Planos de Desenvolvimento Organizacionais (PDO) para 2025 como um obstáculo à contratação de pessoal com vínculo permanente. A falta de planeamento e a aposta em vínculos precários, segundo o sindicato, impedem a fixação de profissionais e agravam a carência de efetivos.



Artigos
4Atualidade
Ver mais
As casas de banho de um avião da TAP [TP 282], que saiu este sábado, dia 8, de Maputo, em Moçambique, com destino a Lisboa, ficaram indisponíveis em pleno voo, apurou o 24Horas. O conteúdo AVIÃO DA TAP FICA SEM WC’S EM PLENO VOO aparece primeiro em 24Horas.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Uma passageira angolana morreu na madrugada desta sexta-feira a bordo de um voo das Linhas Aéreas de Angola (TAAG) que fazia a ligação entre Luanda e Maputo, confirmou a companhia aérea em comunicado. De acordo com a TAAG, a passageira, uma mulher adulta que viajava acompanhada do marido, sofreu uma emergência médica durante o voo […] O Artigo Passageira morre a bordo de voo da TAAG entre Luanda e Maputo o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho assinala esta segunda-feira, 10 de novembro, o seu 49.º aniversário. A cerimónia decorre às 14h30 na Sala de Atos do instituto, no campus de Gualtar, em Braga, e marca o arranque das comemorações do cinquentenário com o programa “Rumo aos 50 Anos”. A sessão inclui intervenções […]

Um homem de 54 anos morreu este sábado, em Covelas, cerca das 16horas, depois de ter sido atingido por uma árvore enquanto cortava lenha numa zona de floresta. A vítima, que estava a realizar trabalhos particulares de corte de madeira num terreno rural, foi atingida por uma árvore que caiu inesperadamente, sofrendo ferimentos graves. Ainda […] ... Leia no link






