O Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD) apresentou uma denúncia formal contra uma campanha promocional conjunta das clínicas Hey Doc e do retalhista Pingo Doce, acusando-a de mercantilizar os cuidados de saúde oral e de violar o regime da publicidade em saúde. A campanha em causa associa a realização de tratamentos de alinhadores dentários à atribuição de cupões de desconto no valor de 800 euros para compras nos supermercados Pingo Doce.
Para o SMD, esta iniciativa "banaliza o ato clínico ao convertê-lo numa transação comercial e estabelece um precedente grave".
O sindicato manifesta várias preocupações, nomeadamente a transformação de atos médicos em "instrumentos de captação comercial", o potencial para induzir os consumidores em erro e a desvalorização do próprio ato médico.
No comunicado, o SMD afirma que "a saúde oral não é moeda de troca" e que "a saúde não tem etiqueta de supermercado".
Face à gravidade da situação, o sindicato apela a uma "intervenção imediata da ASAE e das entidades reguladoras competentes", solicitando uma avaliação da conformidade jurídico-regulatória da campanha promocional.
Em resumoO Sindicato dos Médicos Dentistas denunciou formalmente uma parceria promocional entre as clínicas Hey Doc e o Pingo Doce, argumentando que a associação de tratamentos dentários a vales de compras constitui uma grave mercantilização da saúde e exige a intervenção das entidades reguladoras.