Embora o Ministério da Educação tenha implementado medidas para acelerar a colocação de professores, como a redução do intervalo das reservas de recrutamento, os sindicatos consideram-nas insuficientes para resolver um problema que afirmam ser estrutural e que exige uma valorização da carreira docente.
Falta de Professores Afeta Mais de 100 Mil Alunos no Início do Ano Letivo
O arranque do ano letivo ficou marcado, mais uma vez, por uma grave carência de docentes, com a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) a estimar que mais de 100 mil alunos continuam sem professor a pelo menos uma disciplina. Segundo o secretário-geral da Fenprof, José Feliciano Costa, existem atualmente 1.397 horários em falta, o que representa um agravamento da situação em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o número de alunos afetados rondava os 93 mil. O movimento Missão Escola Pública corrobora a gravidade do problema, apontando para a existência de 1.417 horários vazios que corresponderiam a cerca de 163.807 alunos sem professor. Este movimento alerta ainda para uma crescente desigualdade no sistema, criando “duas realidades” de escola pública: a Norte, as vagas são maioritariamente preenchidas por professores profissionalizados através do concurso nacional; a Sul, especialmente em Lisboa, Vale do Tejo e Algarve, os horários são frequentemente assegurados através de contratação de escola, recorrendo a “recursos humanos sem formação em ensino e sem qualquer experiência”. Esta situação, segundo a Missão Escola Pública, “compromete de forma grave a equidade no acesso à educação”.



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