A administração da ULSA lamentou a decisão de manter a greve, afirmando ter comunicado previamente ao sindicato que as situações seriam "progressivamente resolvidas", mas sem apresentar um plano concreto que satisfizesse as reivindicações dos trabalhadores.
Greve de Enfermeiros em Setúbal com Elevada Adesão
A greve dos enfermeiros na Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA) registou uma adesão superior a 80%, paralisando significativamente os serviços no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e em vários centros de saúde. A paralisação, convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), visou exigir o pagamento de dívidas e melhores condições de trabalho. A contestação laboral foi motivada por um conjunto de problemas crónicos, incluindo a "ausência de diálogo com o Conselho de Administração", o não pagamento de trabalho extraordinário, retroativos salariais pendentes desde 2018 e atrasos na progressão da carreira. Segundo o SEP, a situação financeira dos profissionais é crítica, com a sindicalista Zoraima Prado a exemplificar que "um enfermeiro do serviço de urgência poderia estar um ano sem trabalhar porque lhe devem um ano inteiro de trabalho extraordinário", o que pode representar dívidas individuais na ordem dos 20 mil euros, valor ao qual acrescem os retroativos. A elevada adesão à greve teve um impacto considerável nos serviços de saúde, com o bloco operatório do Hospital de São Bernardo a funcionar apenas com a sala de urgência, um forte impacto nas consultas externas e o encerramento de várias unidades de cuidados de saúde primários. Diversos serviços de internamento também registaram uma adesão de 100%, garantindo apenas os cuidados mínimos.



Artigos
3
Durante séculos, o nascimento de Jesus foi colocado a 25 de dezembro. Hoje, contas feitas por historiadores e astrónomos apontam para outra altura do ano e até para outro século

Um em cada 10 portugueses adrmite sentir-se sozinho a maior parte do tempo. Ordem dos Psicólogos alerta o Governo para "um dos grandes desafios da nossa sociedade"

Na semana passada, entre 15 e 21 de dezembro, foram contabilizadas 4739 consultas de doentes agudos nos cuidados de saúde primários, das quais 2274 corresponderam a infeções respiratórias, confirmando uma intensificação significativa da procura neste nível de cuidados.

Detido está em liberdade condicional desde setembro Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: PSP deteve homem em liberdade condicional após roubo por esticão na via pública







