A administração da ULSA lamentou a decisão de manter a greve, afirmando ter comunicado previamente ao sindicato que as situações seriam "progressivamente resolvidas", mas sem apresentar um plano concreto que satisfizesse as reivindicações dos trabalhadores.
Greve de Enfermeiros em Setúbal com Elevada Adesão
A greve dos enfermeiros na Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA) registou uma adesão superior a 80%, paralisando significativamente os serviços no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e em vários centros de saúde. A paralisação, convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), visou exigir o pagamento de dívidas e melhores condições de trabalho. A contestação laboral foi motivada por um conjunto de problemas crónicos, incluindo a "ausência de diálogo com o Conselho de Administração", o não pagamento de trabalho extraordinário, retroativos salariais pendentes desde 2018 e atrasos na progressão da carreira. Segundo o SEP, a situação financeira dos profissionais é crítica, com a sindicalista Zoraima Prado a exemplificar que "um enfermeiro do serviço de urgência poderia estar um ano sem trabalhar porque lhe devem um ano inteiro de trabalho extraordinário", o que pode representar dívidas individuais na ordem dos 20 mil euros, valor ao qual acrescem os retroativos. A elevada adesão à greve teve um impacto considerável nos serviços de saúde, com o bloco operatório do Hospital de São Bernardo a funcionar apenas com a sala de urgência, um forte impacto nas consultas externas e o encerramento de várias unidades de cuidados de saúde primários. Diversos serviços de internamento também registaram uma adesão de 100%, garantindo apenas os cuidados mínimos.



Artigos
3Atualidade
Ver mais
No hospital confessou aos médicos. Acreditava que os tinha matado mas eles sobreviveram.

O Governo Regional dos Açores publicou, no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, a Portaria n.º 123-A/2025, de 7 de Novembro, que regulamenta a concessão de um apoio financeiro de carácter social, temporário e reembolsável, correspondente ao adiantamento das remunerações em atraso dos trabalhadores afectos às Forças dos Estados Unidos da América nos Açores […]

Dupla de assaltantes foi vista por testemunhas.

Joaquim Murta vai aposentar-se este mês como catedrático da Universidade de Coimbra, onde dirigiu a Faculdade de Medicina, e médico oftalmologista que chefiou este serviço no centro hospitalar local. Fica a ganhar mais do que o salário do primeiro-ministro.







