A situação agravou-se quando, em retaliação, lhes terão sido retirados subsídios "de forma ilegal". Em resposta, os dois bombeiros decidiram manifestar-se publicamente em frente às instalações do quartel para denunciar o que consideram ser uma situação de injustiça e discriminação. Este conflito laboral, embora de âmbito local, evidencia as tensões que podem surgir entre os corpos profissionais e as direções das associações humanitárias de bombeiros, particularmente no que diz respeito à definição de funções, horários e remunerações, questões sensíveis num setor que depende fortemente do voluntariado mas que também integra profissionais assalariados.
Bombeiros de Sousel Protestam Contra Discriminação e Exigências Laborais
Dois bombeiros profissionais da corporação de Sousel realizaram um protesto em frente ao quartel. Os manifestantes alegam ser vítimas de discriminação por parte da direção da associação humanitária local, num conflito que se centra em exigências de funções e recusa de negociação salarial. Na origem do protesto está a alegação de que a associação humanitária terá exigido que os dois profissionais desempenhassem funções que não lhes pertencem contratualmente. Face a esta exigência, os bombeiros solicitaram uma remuneração adicional para a realização dessas tarefas, pedido que, segundo os próprios, foi recusado pela direção da associação.


Artigos
2Atualidade
Ver mais
A E-Redes vai realizar trabalhos de manutenção entre as cinco e as 11 da manhã deste domingo, o que poderá provocar interrupções temporárias de eletricidade em algumas áreas dos distritos de Santarém, Lisboa e Faro.

Foi transportada para o Hospital de São João, no Porto.

A AIMA recorda que em fevereiro de 2022, quando do início da guerra na Ucrânia, foi criado um portal ‘online’ onde cidadãos que quisessem solicitar proteção temporária do Estado português se podiam registar.

A infração, que é considerada uma contraordenação muito grave em Portugal, leva os condutores a perder 5 pontos na carta de condução e a pagar multas até 2.500 euros







