O PCP também questionou o Governo sobre os motivos da dispensa. Inicialmente, o Conselho de Administração da ULS negou ter recebido qualquer diretriz da tutela, afirmando que a suspensão se devia a “motivos estratégicos de gestão”. Contudo, após uma reunião de emergência com o SEP, a administração comprometeu-se a recontratar todos os profissionais que o desejassem no prazo de 15 dias. O desfecho do caso reflete a forte pressão exercida pelos sindicatos e pela comunidade, mas deixa no ar as preocupações sobre a falta de profissionais no SNS e o futuro da gestão da ULS de Braga.
ULS de Braga Recua na Dispensa de Enfermeiros Após Forte Controvérsia
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga esteve no centro de uma intensa polémica laboral após a decisão de não renovar o contrato a dezenas de enfermeiros e auxiliares no final de setembro, gerando uma forte reação sindical, política e da comunidade. A administração, que inicialmente justificou a medida com a necessidade de reavaliar custos, acabou por recuar na sua decisão, prometendo recontratar os profissionais dispensados. O conflito eclodiu quando cerca de 40 a 60 enfermeiros, que tinham sido contratados no âmbito do plano de verão e esperavam a renovação para o plano de inverno, foram informados por email, na véspera do fim do contrato, que a sua ligação laboral não seria prolongada. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) reagiu de imediato, acusando o Governo de impedir as contratações com o objetivo de “entregar a gestão a uma PPP [parceria público-privada]”. A Comissão de Utentes da ULS de Braga considerou a decisão “inadmissível”, alertando para a degradação dos serviços num hospital que serve 1,2 milhões de pessoas.



Artigos
8Atualidade
Ver mais
Há cerca de uma semana e meia, três jovens tinham sido dados como desaparecidos na Alemanha, tendo sido localizados pela GNR, na passada segunda-feira, em Pombal (Leiria) e em Castelo Branco. De acordo com a Guarda Nacional Republicana, a descoberta deu-se quando militares do posto de Pombal intercetaram um veículo com matrículas falsas durante uma […] O conteúdo Jovem desaparecida na Alemanha localizada em Castelo Branco aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Unidade de saúde no concelho de Ferreira do Zêzere sofreu obras de requalificação para melhorar condições das respostas.

O juiz Ivo Rosa continua sem acesso ao processo em que foi alvo de investigação, apesar de uma autorização da Procuradora-Geral da República. O caso, revelado em primeira mão pela TVI/CNN Portugal, levou o magistrado a pedir a consulta do processo, inicialmente recusada pelo Ministério Público. Mesmo após o recurso que lhe deu razão, Ivo Rosa ainda não conseguiu consultar o processo e diz não compreender o motivo da nova recusa.

A CGTP e a UGT avançaram para uma greve geral a 11 de dezembro que promete parar o país. O anúncio foi feito esta tarde em Lisboa, no fim de uma marcha de milhares de pessoas contra as alterações à lei laboral.







