Sindicato dos Magistrados do Ministério Público Denuncia Atrasos de Quase Dois Anos e Meio no Pagamento por Acumulação de Funções
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) denunciou atrasos médios de 891 dias, quase dois anos e meio, no pagamento da remuneração por acumulação de funções. A situação, classificada como uma "profunda injustiça", levou o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) a intervir junto do Ministério da Justiça. De acordo com um levantamento realizado pelo SMMP, os magistrados do Ministério Público (MP) enfrentam uma espera excessiva entre o início da acumulação de serviço e o pagamento efetivo pela Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ). O sindicato considera esta realidade "incomportável" e uma "clara violação dos princípios da equidade e da legalidade", agravada pela disparidade de tratamento em comparação com a magistratura judicial, onde os juízes recebem de imediato um quinto da remuneração prevista. Em resposta à denúncia, o CSMP deliberou solicitar ao Ministério da Justiça maior celeridade nos pagamentos e requerer à ministra que seja garantido o pagamento imediato de uma fração da remuneração após a decisão de acumulação, à semelhança do que acontece com os juízes. O CSMP reafirmou ainda que o Ministério da Justiça não tem competência para alterar as suas decisões sobre a acumulação de serviço. A questão da acumulação de funções tem sido um ponto de forte contestação, tendo motivado uma greve convocada pelo SMMP em julho de 2024. Desde que o regime de acumulações foi implementado em 2020, o Ministério da Justiça já pagou quase dois milhões de euros por este trabalho adicional.



Artigos
3Atualidade
Ver mais
Uma criança de três anos foi atropelada na Rua de S. João em Aião, concelho de Felgueiras. A ocorrência foi registada pelas 13h30 deste sábado. Os Bombeiros Voluntários da Lixa prestaram socorro no local, apoiados pela SIV e pela VMER. A vítima, uma menina, foi transportada em estado grave ao Hospital de S. Joao, no […] O conteúdo Criança de três anos atropelada aparece primeiro em Felgueiras Diário.

São cerca de 60 os bebés que nasceram, este ano, em ambulâncias a caminho das maternidades portuguesas. Desses nascimentos, 15 aconteceram a bordo das viaturas dos Bombeiros da Moita e a notícia já chegou... a Espanha. O El País noticia, este sábado, que "o encerramento contínuo das urgências obstétricas nos hospitais portugueses multiplica os nascimentos em ambulâncias". O conteúdo CAOS NA SAÚDE: BOMBEIROS DA MOITA JÁ SÃO NOTÍCIA EM ESPANHA aparece primeiro em 24Horas.

A Brisa Concessão Rodoviária (BCR) confirmou a reabertura da via A4, sentido Porto-Amarante, por volta das 13h00.

A cidade de Almeirim associa-se à campanha “Novembro Azul”, dedicada à prevenção do cancro da próstata, com uma mesa redonda marcada para este sábado, dia 8 de novembro, às 16h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal. A iniciativa é promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a... O conteúdo Almeirim assinala “Novembro Azul” com mesa redonda sobre o cancro da próstata aparece primeiro em Jornal O Almeirinense.







