Uma das manifestantes, citada nos artigos, expressou a sua preocupação afirmando que a subida das propinas "pesa na carteira de quem tem pais que recebem o salário mínimo", sublinhando o impacto social da medida e a forma como esta agrava as desigualdades no acesso à educação superior em Portugal.
Estudantes Manifestam-se no Porto Contra Aumento das Propinas
Cerca de uma centena de estudantes universitários concentraram-se junto à Reitoria da Universidade do Porto em protesto contra o anunciado aumento do valor das propinas. Os manifestantes consideram que as propinas são um "fator de elitização do Ensino Superior", dificultando o acesso à educação para os jovens de famílias com menores rendimentos. O protesto, que decorreu de forma organizada, serviu como um prelúdio para uma ação de maior escala. Os estudantes anunciaram que esta manifestação antecede uma mobilização nacional, agendada para o dia 28 de outubro, em Lisboa. A data foi estrategicamente escolhida para coincidir com o dia da discussão do Orçamento do Estado na Assembleia da República, com o objetivo de pressionar os decisores políticos a reverterem a política de aumento de custos para os estudantes.


Artigos
2
“O Natal é uma época de celebração, encontros e presentes, mas também um momento em que adotar práticas mais conscientes e sustentáveis faz a diferença”, lembra a Sociedade Ponto Verde. Aquela entidade deixa um conjunto de dicas para que esta quadra de Natal seja mais sustentável. Numa altura em que a produção de resíduos aumenta, […]

No Porto, há a ceia solidária para quem mais precisa. As refeições são servidas durante a noite.

Transmissão da Missa do Galo em direto de Idanha-a-Nova O conteúdo Transmissão da Missa do Galo em direto de Idanha-a-Nova aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Nesta edição especial de 25 de Dezembro trazemos-lhe o Natal que sonhamos escrever. Da saúde à habitação, do ambiente à paz social, figuras da cultura, ciência, política e sociedade civil juntaram-se à redacção do DIÁRIO para transformar aspirações colectivas em peças jornalísticas. Ao longo das mais de 60 páginas desta edição apresentamos-lhe um exercício criativo, entre o que seria desejável e a realidade, com a esperança de uma Madeira diferente no futuro: sem listas de espera na Saúde, sem f







