Além desta reivindicação, o sindicato levanta sérias questões de segurança que afetam tanto trabalhadores como passageiros, nomeadamente a "sobrelotação" das carruagens e a utilização de material circulante incompatível, o que pode comprometer a segurança das operações. A resposta da CP, que rejeita as acusações e assegura o cumprimento dos acordos e das normas de segurança, revela uma fratura na comunicação e na confiança entre a administração e os seus trabalhadores. Esta greve não é um evento isolado, mas sim o culminar de uma tensão que se arrasta, indicando que as negociações falharam em produzir uma solução satisfatória para os trabalhadores. O impacto para os passageiros é significativo, forçando-os a procurar alternativas ou a enfrentar a incerteza de cancelamentos.
Revisores da CP em greve parcial de dez dias por melhores condições e segurança
Os revisores da CP iniciaram uma greve parcial de dez dias, que se estenderá até 13 de novembro, afetando principalmente os serviços de longo curso Alfa Pendular e Intercidades. A paralisação, convocada por um sindicato, resulta do alegado incumprimento de um acordo sobre as condições de trabalho e levanta preocupações de segurança. A greve parcial de dez dias dos revisores da CP evidencia um conflito laboral persistente e com implicações diretas na mobilidade nacional, especialmente nos serviços de longo curso Alfa Pendular e Intercidades. A paralisação, que já resultou na supressão de comboios, incluindo a movimentada ligação Lisboa-Porto, tem como pano de fundo o alegado incumprimento, por parte da CP, de um acordo assinado em julho de 2023. Este acordo visava a "humanização das escalas dos revisores", um ponto crucial para a gestão do tempo de trabalho e descanso destes profissionais.



Artigos
5
Amjad Abu el-Ezz, professor universitário em Ramallah

Leão XIV afirmou hoje que o Natal coloca a humanidade diante da sua responsabilidade perante quem sofre, pedindo a superação da “indiferença”. “Não nos deixemos vencer pela indiferença em relação a quem sofre”, disse, desde a varanda da Basílica de São Pedro, antes de conceder a bênção ‘Urbi et Orbi’ (à cidade [de Roma] e […] O conteúdo Papa: “Não nos deixemos vencer pela indiferença” aparece primeiro em BOM DIA.

Os pais moram em Albufeira desde 2018. Ambos trabalham no ramo da hotelaria e garantem que Portugal é o país onde querem viver até ao resto das suas vidas, mas agora, a três.

O cenário repete-se ano após ano.






