Greve Parcial dos Revisores da CP Causa Supressão de Comboios
Os revisores da CP, representados pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), iniciaram uma greve parcial de dez dias, que se estenderá até 13 de novembro. A paralisação, que já resultou na supressão de comboios Intercidades, tem como principal fundamento o alegado incumprimento de um acordo laboral de 2023 e preocupações com a segurança. O sindicato denuncia que a CP não cumpriu o acordo que previa a “humanização das escalas” de trabalho, um ponto central para a melhoria das condições de trabalho dos revisores. Além disso, os trabalhadores alertam para falhas de segurança que afetam tanto funcionários como passageiros, mencionando problemas como a sobrelotação de comboios e a utilização de carruagens incompatíveis. A greve já provocou a supressão de pelo menos dois comboios Intercidades com partida de Lisboa Santa Apolónia. O SFRCI acusa ainda a CP de tentar minimizar o impacto visível da paralisação, através da “redução de carruagens para que não haja supressões de comboios”, uma manobra que, segundo o sindicato, mascara a adesão à greve. Em resposta, a CP rejeita as acusações, assegurando que está a cumprir os acordos firmados e que as condições de segurança não estão comprometidas. Este conflito laboral evidencia, assim, uma clara divergência entre a perspetiva dos trabalhadores e a da administração da empresa sobre as condições de trabalho e a segurança no transporte ferroviário, com prejuízos diretos para os utentes do serviço.



Artigos
5
Constrangimentos no Porto de Leixões estão a colocar em risco o abastecimento dos Açores e da Madeira, levando associações empresariais e governos regionais a exigir uma intervenção urgente do Governo da República para evitar ruturas na cadeia logística, numa altura crítica de fim de ano. A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) […] O conteúdo Constrangimentos no Porto de Leixões ameaçam abastecimento dos Açores e da Madeira aparece primeiro em BOM DIA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 11 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido a tempo frio entre a meia-noite de dia 26 e as 06:00 de dia 27. Segundo informação do IPMA, os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre […] O conteúdo Se está em Portugal, agasalhe-se aparece primeiro em BOM DIA.

A Campanha de Vacinação Sazonal do Outono-Inverno 2025-2026 contra a gripe e a COVID-19 arrancou no passado dia 23 de setembro, nas Unidades Locais de Saúde do Serviço Nacional de Saúde e também nas farmácias aderentes. Este ano, a campanha decorre sob o mote “Vacine-se e proteja os momentos mais importantes”, reforçando a importância da […]

Na origem da intoxicação está um pequeno fogão a lenha que terá estado aceso durante toda a noite para confecionar um prato tradicional africano, que seria para consumir no dia de Natal.







