menulogo
Notícias Agora
user
Mundo July 26, 2025

Países Bálticos Lideram Aumento de Despesas de Defesa na NATO

Os países bálticos estão a posicionar-se como um exemplo dentro da NATO ao aumentarem drasticamente as suas despesas com a defesa, numa resposta direta à ameaça russa. A Lituânia anunciou a "ousada decisão" de elevar o seu orçamento militar para mais de 5% do PIB, superando a nova meta da aliança, e instou os restantes aliados europeus a seguirem o exemplo.

News ImageNews Image

Numa reunião no Pentágono com o secretário de Estado norte-americano, Pete Hegseth, os ministros da defesa da Estónia, Letónia e Lituânia sublinharam a importância da liderança europeia na dissuasão no flanco leste. A ministra lituana, Dovile Sakaliene, destacou que o seu país pretende atingir 6% do PIB em defesa física até 2030. Este compromisso vai além da meta acordada na cimeira da NATO em junho, onde todos os membros, incluindo Portugal, se comprometeram a atingir 5% do PIB em defesa até 2035. A discussão sobre este aumento significativo de investimento gerou debate, com o candidato presidencial português, Henrique Gouveia e Melo, a considerar a meta de 5% "um exagero". O líder do Pentágono elogiou os esforços dos países bálticos, afirmando que são "cruciais para dissuadir os ataques e aumentar a prontidão" e que tornam a NATO "mais forte e sustentável". O ministro letão, Andris Spruds, reforçou a urgência da medida, descrevendo a Rússia como "uma ameaça a longo prazo".

ai briefingEm resumo
O compromisso dos Estados Bálticos em exceder as metas de despesa da NATO reflete a urgência sentida no flanco leste da aliança e pressiona outros membros europeus a acelerarem o rearmamento para garantir uma dissuasão credível face à Rússia.

Artigos

2
categoryVer categoria completa
Close