menulogo
Notícias Agora
user
Mundo August 4, 2025

Ucrânia e Rússia Negociam Troca de 1.200 Prisioneiros

O Presidente Volodymyr Zelensky revelou que a Ucrânia está a negociar uma troca de 1.200 prisioneiros com a Rússia, na sequência de conversações realizadas em Istambul.

News ImageNews ImageNews Image

Esta potencial troca em larga escala representa um avanço significativo nos esforços humanitários entre os dois países em guerra.

Numa publicação na sua conta do Telegram, Zelensky anunciou que "há um acordo para trocar 1.200 pessoas" e que "o trabalho nas listas está em curso".

A declaração foi feita após uma reunião com o secretário de Segurança Nacional, Rustem Umérov, e o chefe do seu gabinete, Andriy Yermak, para discutir a implementação dos acordos alcançados nos encontros em Istambul.

As negociações, mediadas pela Turquia, têm sido um dos poucos canais de diálogo que se mantêm abertos entre Kiev e Moscovo desde o início da invasão em grande escala.

Para além dos prisioneiros de guerra, o presidente ucraniano destacou que a Ucrânia está a trabalhar para "desbloquear o regresso dos civis" e a envidar "esforços para repatriar as crianças que foram sequestradas e levadas para a Rússia". Apesar da brutalidade do conflito, os dois lados já realizaram várias trocas de prisioneiros no passado, que permitiram o regresso de milhares de pessoas às suas famílias, demonstrando que, mesmo em guerra, é possível alcançar acordos em questões humanitárias.

ai briefingEm resumo
Apesar da intensidade do conflito no terreno, as negociações para a troca de prisioneiros continuam a ser um dos poucos canais de diálogo funcionais entre Kiev e Moscovo. Um acordo desta dimensão, se concretizado, oferecerá esperança a milhares de famílias e reforçará a importância da mediação diplomática em questões humanitárias.

Artigos

5
categoryVer categoria completa
Close