Uma componente crucial do acordo é o compromisso da UE em comprar energia norte-americana no valor de 750 mil milhões de dólares, visando especificamente substituir o gás russo, uma medida com claras implicações geopolíticas no contexto da guerra na Ucrânia. O acordo prevê ainda um investimento adicional de 600 mil milhões de dólares na economia norte-americana e um aumento nas aquisições de material militar. No entanto, o presidente Donald Trump já ameaçou impor tarifas de 35% caso a promessa de investimento não seja cumprida, mantendo a pressão sobre os parceiros europeus.
Acordo comercial EUA-UE entra em vigor com foco na substituição do gás russo
Entraram em vigor as novas tarifas comerciais entre os Estados Unidos e a União Europeia, resultado de um acordo que visa, entre outros objetivos, reduzir a dependência europeia da energia russa. A Comissão Europeia manifestou a expectativa de que Washington cumpra rapidamente todos os compromissos assumidos.<br /><br />O pacto político, alcançado a 27 de julho, estabelece uma tarifa geral de 15% sobre as importações da UE, que abrangerá setores como produtos farmacêuticos, automóveis e semicondutores. O porta-voz do executivo comunitário para o comércio, Olof Gil, afirmou: "Os Estados Unidos comprometeram-se com a UE que a tarifa geral de 15% incluirá as exportações da UE de produtos farmacêuticos, automóveis e semicondutores, e esperamos que cumpram esse compromisso o mais rapidamente possível". Em contrapartida, a UE suspendeu as medidas de retaliação que previa contra os EUA.



Artigos
10Mundo
Ver mais
“Séculos depois de Inês morrer por amor, Portugal e Espanha reencontram-se pelasolidariedade.” Há séculos, em Coimbra, junto ao Mondego, nasceu uma das histórias mais intensas da nossa memória: Inês de Castro, a mulher que amou um príncipe e se tornou rainha depois da morte.O amor entre Inês e D. Pedro desafiou convenções, coroas e fronteiras. […]

Imprensa libanesa diz que pelo menos uma pessoa morreu num ataque com drone israelita que atingiu um carro no sudeste do país. UE vê violação do cessar-fogo por parte de Israel.

Os restos mortais do refém entregues na sexta-feira à noite em Gaza pelos movimentos islâmicos palestinianos Hamas e Jihad Islâmica foram identificados como sendo do israelo-argentino Lior Rudaeff, anunciou hoje o exército israelita. "Após concluir o processo de identificação pelo Instituto Nacional de Medicina Legal, em cooperação com a Polícia, o exército israelita informou a família de Lior Rudaeff, que ele tinha sido repatriado para ser enterrado", indica um comunicado militar. Com dupla nac

Os restos mortais do refém entregues na sexta-feira à noite em Gaza pelos movimentos islâmicos palestinianos Hamas e Jihad Islâmica foram identificados como sendo do israelo-argentino Lior Rudaeff, anunciou hoje o exército israelita.







