União Europeia aprova novo pacote de ajuda financeira de 3,2 mil milhões de euros à Ucrânia
O Conselho da União Europeia aprovou um novo pacote de ajuda financeira à Ucrânia no valor de 3,2 mil milhões de euros. Este financiamento visa reforçar a estabilidade macrofinanceira do país e apoiar o funcionamento da administração pública em tempo de guerra. Este quarto pacote de ajuda faz parte do "Mecanismo para a Ucrânia", um fundo de 50 mil milhões de euros criado pela UE para apoiar a recuperação, reconstrução e modernização do país até 2027. A libertação dos fundos está condicionada ao cumprimento, por parte da Ucrânia, de um conjunto de reformas definidas no "Plano para a Ucrânia", que está alinhado com os seus objetivos de adesão à UE. A aprovação desta tranche indica que a Comissão Europeia avaliou positivamente os progressos de Kiev em áreas como a administração pública, gestão de ativos estatais e transição digital. Desde a sua implementação, o mecanismo já desembolsou vários milhares de milhões de euros, demonstrando o compromisso contínuo e substancial da UE em garantir a resiliência do Estado ucraniano. Este apoio financeiro é vital para que o governo ucraniano possa continuar a prestar serviços essenciais à sua população e a manter a estabilidade económica, mesmo sob a imensa pressão da guerra, reforçando a sua capacidade de resistência e o seu percurso europeu.



Artigos
5Mundo
Ver mais
“Séculos depois de Inês morrer por amor, Portugal e Espanha reencontram-se pelasolidariedade.” Há séculos, em Coimbra, junto ao Mondego, nasceu uma das histórias mais intensas da nossa memória: Inês de Castro, a mulher que amou um príncipe e se tornou rainha depois da morte.O amor entre Inês e D. Pedro desafiou convenções, coroas e fronteiras. […]

Imprensa libanesa diz que pelo menos uma pessoa morreu num ataque com drone israelita que atingiu um carro no sudeste do país. UE vê violação do cessar-fogo por parte de Israel.

Os restos mortais do refém entregues na sexta-feira à noite em Gaza pelos movimentos islâmicos palestinianos Hamas e Jihad Islâmica foram identificados como sendo do israelo-argentino Lior Rudaeff, anunciou hoje o exército israelita. "Após concluir o processo de identificação pelo Instituto Nacional de Medicina Legal, em cooperação com a Polícia, o exército israelita informou a família de Lior Rudaeff, que ele tinha sido repatriado para ser enterrado", indica um comunicado militar. Com dupla nac

Os restos mortais do refém entregues na sexta-feira à noite em Gaza pelos movimentos islâmicos palestinianos Hamas e Jihad Islâmica foram identificados como sendo do israelo-argentino Lior Rudaeff, anunciou hoje o exército israelita.







