O Presidente Zelensky tem recusado consistentemente a ideia de ceder território ucraniano reconhecido internacionalmente, afirmando que o Donbass serve como uma "fortaleza que impede os avanços russos". A chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, classificou a proposta de Moscovo como uma "armadilha", alertando contra a pressão para que a Ucrânia ceda territórios.
Rússia Apresenta Condições para a Paz: Cedência do Donbass e Neutralidade da Ucrânia
Fontes próximas do Kremlin revelaram as três principais exigências da Rússia para um acordo de paz, centradas na cedência de todo o território do Donbass, na renúncia da Ucrânia à adesão à NATO e na garantia de que não haverá tropas ocidentais no país. De acordo com a agência Reuters, que cita três fontes russas, o Presidente Vladimir Putin definiu um conjunto claro de condições para cessar as hostilidades. A principal exigência é que a Ucrânia ceda a totalidade das províncias de Donetsk e Luhansk, que compõem a região industrial do Donbass. Esta condição representa uma ligeira moderação em relação a exigências anteriores, de junho de 2024, que incluíam a totalidade das quatro regiões que Moscovo reivindica ter anexado. As outras duas condições são a renúncia formal da Ucrânia à sua ambição de aderir à NATO e a garantia de que o país permanecerá neutro, sem a presença de tropas ocidentais no seu território. Estas exigências refletem as preocupações de segurança de longa data da Rússia, que foram um dos pretextos para a invasão em 2022.



Artigos
10Mundo
Ver mais
Em Silleda.

Operação decorreu nas águas do Pacífico

Os parisienses começaram a reunir-se na Place de la République no sábado para lembrar os ataques de 2015 que deixaram 130 mortos.

Crónica de Luís Moreira O conteúdo 1975: Aventuras de um soldado de Braga na independência de Angola aparece primeiro em O MINHO.





