Neste contexto, a Ucrânia intensifica os seus esforços para obter garantias de segurança robustas dos seus aliados ocidentais, com um encontro crucial agendado entre os presidentes Zelensky e Trump. O ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, afirmou que, de momento, não existem negociações de paz em curso com a Rússia, limitando-se os contactos a questões humanitárias, como a troca de prisioneiros. Em contrapartida, o Kremlin, através do seu porta-voz Dmitri Peskov, acusou Kiev de "abrandar artificialmente" o processo de paz e de falta de flexibilidade. Perante este impasse, a prioridade de Kiev é a consolidação de um quadro de segurança a longo prazo. O Presidente Zelensky anunciou que se irá encontrar com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, à margem da Assembleia Geral da ONU, para discutir um apoio claro dos EUA às garantias de segurança para a Ucrânia. Zelensky afirmou: "Preparámos a base para as garantias de segurança que a Europa está disposta a oferecer, contando que os Estados Unidos se juntem". Mais de 20 países europeus já se comprometeram a participar nestas garantias, mas alguns condicionam o envio de tropas a um firme apoio de Washington, nomeadamente no que diz respeito à cobertura aérea. A importância do envolvimento americano foi sublinhada pelo presidente da Finlândia, Alexander Stubb, que avisou que as garantias de segurança para a Ucrânia implicam uma prontidão real para combater a Rússia no futuro.
Busca por Garantias de Segurança Domina Agenda Diplomática da Ucrânia
A via diplomática para a resolução do conflito permanece bloqueada, com ambas as partes a acusarem-se mutuamente de intransigência.



Artigos
5Mundo
Ver mais
Quatro pessoas morreram e onze ficaram feridas após um carro colidir contra um bar cheio em Tampa, durante uma fuga à polícia, na Florida. O condutor, de 22 anos, foi detido e enfrenta acusações de homicídio negligente. Veja o vídeo da perseguição na galeria abaixo.

Os EUA ultrapassaram hoje os 1.000 voos cancelados, pelo segundo dia consecutivo, devido à escassez de controladores aéreos provocada pelo encerramento do governo federal, que completa 39 dias. De acordo com o portal de acompanhamento Flightaware, já foram registados 1.008 voos cancelados ao longo do dia, sendo os aeroportos de Charlotte (Carolina do Norte), Newark e John F. Kennedy de Nova Iorque, o Internacional de Chicago e o de Atlanta os mais afetados até ao momento. A falta de controlador

A União Europeia (UE) vai enviar a partir do Panamá cerca de 125 toneladas de ajuda humanitária avaliadas em mais de 500.000 dólares, como resposta de emergência à passagem devastadora do furacão Melissa pela Jamaica, Cuba e Haiti. A comissária europeia para a Igualdade, Preparação e Gestão de Crises, Hadja Lahbib, supervisionou hoje parte dessa ajuda armazenada no Centro Logístico Regional de Assistência Humanitária (CLRAH), localizado nos arredores da capital panamenha. No CLRAH, o departament

Um grupo de jovens que perdeu os pais ou os tem a combater na linha da frente passou alguns dias em Lisboa, num projeto que oferece momentos de paz e esperança a quem vive diariamente sob o impacto da guerra na Ucrânia.






