Zelensky destacou a relevância da experiência do seu país, alvo de ataques quase diários desde 2022, afirmando nas redes sociais: "A nossa experiência e conhecimento, os nossos especialistas e as nossas tecnologias podem tornar-se um elemento-chave do futuro Muro Europeu contra 'Drones'". A iniciativa ucraniana alinha-se com os esforços europeus para reforçar as defesas aéreas, materializados na proposta de criação de um "muro de drones" por dez Estados-membros do flanco leste. A cooperação bilateral é ainda reforçada pela participação da Polónia, que confirmou o envio de militares para a Dinamarca, a pedido das autoridades locais, para ajudar na proteção da cimeira. Este intercâmbio de conhecimentos práticos demonstra o papel da Ucrânia não apenas como beneficiária de ajuda militar, mas como um parceiro ativo e crucial na construção da arquitetura de segurança do continente europeu, partilhando lições aprendidas em combate real para fortalecer as defesas dos seus aliados.
Ucrânia e Dinamarca aprofundam cooperação no combate a drones
O Presidente Volodymyr Zelensky anunciou o envio de uma equipa militar ucraniana para a Dinamarca para participar em exercícios conjuntos de combate a drones. Esta colaboração estratégica visa partilhar a vasta experiência da Ucrânia no campo de batalha e poderá servir de base para um novo e mais robusto sistema europeu de defesa contra drones russos. O anúncio surge num momento particularmente oportuno, na véspera de uma cimeira informal da União Europeia em Copenhaga, e numa altura em que a própria Dinamarca registou recentemente vários episódios de sobrevoo de drones misteriosos, que levaram ao encerramento de aeroportos.



Artigos
5Mundo
Ver mais
O presidente Lula da Silva, durante o discurso na COP30, em Belém, afirmou que o mundo ainda está longe de alcançar a meta do acordo de Paris.

2500 polícias invadiram as favelas para dar caça ao comando vermelho. A mais sangrenta ação policial da história do brasil matou 121 suspeitos. 64% dos cariocas aprovam a operação.

As relações entre os Estados Unidos e a Europa evoluíram de uma aliança estratégica pós-guerra, para uma parceria multifacetada que conjuntamente enfrenta os desafios globais. De 1945 a 2025, essa trajetória foi marcada por cooperação, tensões e adaptações às mudanças geopolíticas. A tão desafiante leque, adiciona-se a vertiginosa alteração do mundo tecnológico, de que a […]

Primeiro-ministro israelita é acusado de "genocídio" e "crimes de guerra" em Gaza.







