Entre os alvos atingidos encontram-se a refinaria de petróleo KINEF, em Kirishi, na região de Leningrado, e a fábrica de produtos químicos Azot, na região de Perm, que produz componentes para explosivos. O objetivo estratégico destes ataques é perturbar a economia de guerra da Rússia, provocando escassez de gasolina, aumento de preços e dificultando a logística militar. Esta campanha de longo alcance representa a resposta de Kiev à intensificação dos bombardeamentos russos contra a sua própria rede elétrica e infraestruturas críticas, numa tentativa de mergulhar o país na escuridão com a aproximação do inverno, como ocorreu em 2024. A capacidade ucraniana de atingir alvos tão distantes demonstra um avanço tecnológico e tático significativo, forçando a Rússia a dispersar os seus sistemas de defesa aérea para proteger o seu vasto território, o que pode aliviar a pressão na linha da frente.
Ucrânia Intensifica Contra-Ataques com Drones em Território Russo
A Ucrânia intensificou a sua campanha de contra-ataques com drones, visando infraestruturas estratégicas em profundidade no território russo, incluindo refinarias de petróleo e fábricas químicas a mais de mil quilómetros da fronteira. Numa das noites mais intensas, o Ministério da Defesa russo anunciou a interceção de 251 drones ucranianos sobre dez regiões e a Crimeia.



Artigos
5Mundo
Ver mais
Acompanhe ao minuto a evolução da guerra na Ucrânia.

A organização não-governamental (ONG) Encontro Justiça e Perdão (EJP) denunciou no sábado que tem recebido queixas de maus-tratos e isolamento de presos políticos na prisão de El Rodeo, na Venezuela. "Temos recebido relatos de familiares de pessoas detidas por motivos políticos na prisão de El Rodeo, que expressam a sua profunda preocupação com situações de castigo, suspensão de visitas, isolamento e maus-tratos a alguns dos detidos, que incluem espancamentos, restrição de alimentos e tratamento

A Ucrânia foi alvo ontem de uma nova série de ataques com drones e mísseis russos, que causaram quatro mortos e danificaram infraestruturas energéticas e provocaram cortes de energia, incluindo na capital. Há várias semanas que a Rússia tem vindo a atacar centrais elétricas e instalações de gás ucranianas, provocando cortes regulares em todo o país às portas do inverno. Durante a madrugada de sábado, a Rússia disparou um total de 458 drones e 45 mísseis contra a Ucrânia, de acordo com a Força Aé

O líder de um partido populista no Japão, Takashi Tachibana, foi hoje detido, acusado de difamar Hideaki Takeuchi, antigo membro do parlamento local de Hyogo, no sul do país, que se suicidou em janeiro.







