O fornecimento de Tomahawks, com um alcance de até 2.500 quilómetros, deixaria alvos importantes em território russo vulneráveis e, segundo Putin, exigiria a "participação direta dos militares norte-americanos". Esta discussão surge num contexto em que o Presidente dos EUA, Donald Trump, tem procurado mediar um acordo de paz, embora com poucos avanços. Apesar dos avisos, Putin elogiou a postura "franca e direta" de Trump na cimeira do Alasca e considerou a sua proposta de prorrogar o tratado de desarmamento nuclear START III por um ano como "uma boa ideia", mostrando a complexidade das relações entre as duas potências.
Tensão EUA-Rússia Aumenta com Potencial Envio de Mísseis Tomahawk para a Ucrânia
A tensão entre Washington e Moscovo intensificou-se com a possibilidade de os Estados Unidos fornecerem pela primeira vez mísseis de cruzeiro Tomahawk à Ucrânia, uma arma de longo alcance que poderia alterar significativamente o equilíbrio estratégico do conflito. O Kremlin reagiu de forma contundente, com o Presidente Vladimir Putin a advertir que a entrega destes mísseis, que descreveu como "potentes", representaria uma "ameaça" e marcaria "uma nova etapa qualitativamente nova na escalada", prejudicando as relações bilaterais. O seu porta-voz, Dmitry Peskov, afirmou que tal medida provocaria uma resposta "apropriada" de Moscovo.



Artigos
5Mundo
Ver mais
Acompanhe ao minuto a evolução da guerra na Ucrânia.

A organização não-governamental (ONG) Encontro Justiça e Perdão (EJP) denunciou no sábado que tem recebido queixas de maus-tratos e isolamento de presos políticos na prisão de El Rodeo, na Venezuela. "Temos recebido relatos de familiares de pessoas detidas por motivos políticos na prisão de El Rodeo, que expressam a sua profunda preocupação com situações de castigo, suspensão de visitas, isolamento e maus-tratos a alguns dos detidos, que incluem espancamentos, restrição de alimentos e tratamento

A Ucrânia foi alvo ontem de uma nova série de ataques com drones e mísseis russos, que causaram quatro mortos e danificaram infraestruturas energéticas e provocaram cortes de energia, incluindo na capital. Há várias semanas que a Rússia tem vindo a atacar centrais elétricas e instalações de gás ucranianas, provocando cortes regulares em todo o país às portas do inverno. Durante a madrugada de sábado, a Rússia disparou um total de 458 drones e 45 mísseis contra a Ucrânia, de acordo com a Força Aé

O líder de um partido populista no Japão, Takashi Tachibana, foi hoje detido, acusado de difamar Hideaki Takeuchi, antigo membro do parlamento local de Hyogo, no sul do país, que se suicidou em janeiro.







