A iniciativa reforça a cooperação militar entre as duas nações e visa fortalecer a segurança da NATO face à crescente agressão russa.

A colaboração, que decorre do Acordo de Defesa da Trinity House assinado há um ano, envolverá aeronaves de patrulha marítima P-8A Poseidon da Royal Air Force (RAF) britânica e da Deutsche Marine alemã, a operar a partir da base da RAF em Lossiemouth, na Escócia.

Estas aeronaves de última geração são especializadas em detetar, seguir e defender contra navios e submarinos hostis.

O secretário da Defesa do Reino Unido, John Healey, afirmou que os dois países estão a trabalhar “mais próximos do que nunca para manter os nossos dois países e a Europa em segurança”. Healey destacou que a parceria abrange desde “patrulhar os céus da Escócia até caçar submarinos russos no Atlântico Norte”.

A cooperação estende-se também à cibersegurança, com o desenvolvimento de uma rede segura para partilhar dados operacionais em tempo real.

Esta iniciativa conjunta é uma resposta direta à perceção de uma ameaça crescente por parte da Rússia e demonstra o compromisso das duas maiores potências militares europeias em fortalecer a defesa coletiva da Aliança Atlântica.