Recentemente, um cidadão germano-russo, identificado como Dieter Schmidt, foi condenado a seis anos de prisão na Alemanha por espionagem e por planear ataques contra infraestruturas militares e industriais, incluindo uma base dos EUA onde soldados ucranianos recebem treino. Noutros casos, um ex-instrutor militar europeu foi detido na Ucrânia por espionagem a favor de Moscovo, e em Londres, cinco homens foram condenados por um incêndio criminoso ligado à Rússia que visava um armazém com ajuda humanitária para a Ucrânia. Além disso, um relatório do Henry Jackson Society expôs como a propaganda do Kremlin se infiltrou nos protestos de agricultores na Europa Central e de Leste para difundir narrativas anti-ucranianas. Em França, vários meios de comunicação foram alvo de uma campanha de desinformação conhecida como “Matriochka”, que utiliza conteúdos falsos para desacreditar dirigentes franceses.
Guerra Híbrida: Espionagem e sabotagem russas intensificam-se na Europa
As agências de segurança europeias alertam para uma intensificação da guerra híbrida conduzida pela Rússia, que recorre a táticas de espionagem, sabotagem e desinformação para desestabilizar as democracias ocidentais e minar o apoio à Ucrânia. Estas operações clandestinas incluem o recrutamento de “agentes descartáveis” através de redes sociais e a infiltração em movimentos de protesto. Especialistas comparam os métodos russos aos do grupo Estado Islâmico, destacando o uso de propaganda e o recrutamento online de indivíduos vulneráveis para realizar pequenos atos de sabotagem em troca de dinheiro.



Artigos
6Mundo
Ver mais
A Hungria recebeu isenções "gerais" e "por tempo indeterminado" das sanções norte-americanas sobre duas grandes petrolíferas russas, afirmou o primeiro-ministro Viktor Orbán, após uma reunião em Washington com o presidente Donald Trump.

Milhões de refugiados e pessoas forçadas a fugir dos seus lares estão presos num ciclo cada vez mais cruel de conflito e fenómenos climáticos extremos, segundo um novo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) divulgado esta quinta-feira. O documento alerta que os choques climáticos estão a comprometer as possibilidades de recuperação, a […] O conteúdo Meteorologia extrema complica vida das comunidades migrantes afetadas por conflitos aparece primeiro em BOM DIA.

Os Estados Unidos da América realizam desde o início de setembro ataques aéreos regulares no Pacífico e sobretudo nas Caraíbas contra barcos que alegadamente dizem pertencer a traficantes de droga

Primeiro-ministro húngaro defendeu que a Hungria e os Estados Unidos são os únicos que procuram a paz na Ucrânia.







