Para além das questões de segurança, a visita permitirá "discussões sobre os desafios da cooperação bilateral, particularmente nos setores da energia, economia e defesa". Esta iniciativa diplomática ocorre num contexto de intensificação dos ataques russos e da necessidade premente da Ucrânia de consolidar o apoio dos seus parceiros europeus, especialmente perante a estagnação das negociações de paz e a ausência de uma cimeira entre Trump e Putin.
Zelensky Prepara Visita a Paris para Discutir Garantias de Segurança com Macron
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tem agendada uma visita a Paris para se encontrar com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, com o objetivo de reforçar o apoio a longo prazo e discutir garantias de segurança. A nona visita de Zelensky a França desde o início da invasão sublinha a importância da diplomacia contínua para sustentar o esforço de guerra de Kiev. O encontro, que ocorrerá na segunda-feira, "permitirá a reafirmação do compromisso de longo prazo da França com a Ucrânia", segundo um comunicado da Presidência francesa. A agenda centrar-se-á na "manutenção do ritmo dos trabalhos empreendidos sobre a questão das garantias de segurança" que podem ser fornecidas pelos aliados de Kiev, no âmbito da "coligação de países dispostos", que reúne cerca de trinta nações. Estas garantias, desenvolvidas ao longo de meses, incluem apoio ao exército ucraniano nas suas forças terrestres, marítimas e aéreas, mas a sua implementação continua dependente do fim das hostilidades, um cenário considerado improvável no curto prazo, dado que as conversações de paz entre Kiev e Moscovo estão paradas.



Artigos
5
PJ está a investigar por indícios de homicídio

Ataques acorreram nos distritos de Muidumbe e Mocimboa da Praia, no norte de Moçambique

O Governo da Índia vai doar 1.200 próteses de membros inferiores para os hospitais das províncias de Nampula, norte, e Tete, centro de Moçambique, anunciou o alto comissário daquele país. "Organizámos a campanha de doação de 600 próteses para Nampula. Também no próximo ano vamos fazer a campanha para mais 600 pessoas em Tete", disse o alto comissário da Índia em Moçambique, Robert Shetkintong, em Maputo, no fim de encontro com a presidente do parlamento moçambicano, Margarida Talapa, citado hoje

Joanne Young mostrou coragem ao não querer manter o anonimato perante o crime de que foi alvo por parte do marido. Meses antes, mostrou a mesma coragem ao ajudar a recuperar um corpo.







