Na Roménia, as autoridades encontraram "possíveis fragmentos de um drone" em Tulcea, após um ataque russo na Ucrânia, e um outro ataque a um porto no Danúbio levou à evacuação de uma aldeia romena. A Bélgica também reportou incursões de drones de grande dimensão em aeroportos, bases militares e perto da central nuclear de Doel, levando o governo a solicitar apoio de equipas antidrones da Alemanha, Reino Unido, França e EUA. Em França, foram abertas investigações após o sobrevoo de drones sobre uma fábrica de pólvora e uma estação de comboios que transportava tanques. Adicionalmente, um ciberataque de negação de serviço (DDoS), reivindicado por hackers pró-russos, afetou sites de partidos políticos na Dinamarca na véspera de eleições.
Guerra de drones intensifica-se com ataques a infraestruturas e incursões no espaço aéreo da NATO
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia assiste a uma escalada no uso de drones, com ataques a infraestruturas energéticas e portuárias em ambos os lados, enquanto a ameaça híbrida se estende a países da NATO com sobrevoos não autorizados e ciberataques.<br><br>As forças ucranianas têm intensificado os ataques contra alvos estratégicos em território russo, visando refinarias de petróleo em regiões como Novorossiysk, Saratov e Ryazan para dificultar o abastecimento de combustível ao exército russo e reduzir as receitas de exportação de crude. Em resposta, a Rússia tem lançado vagas massivas de drones contra a Ucrânia, atacando portos como o de Odessa e infraestruturas energéticas, ao mesmo tempo que anuncia a interceção de um elevado número de drones ucranianos (entre 93 a 216, segundo diferentes relatórios). Esta guerra de drones está a ter repercussões diretas em países vizinhos.



Artigos
18
Ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi internado para ser submetido a cirurgia para corrigir duas hérnias inguinais, sendo esta a sua primeira saída da cadeia desde que foi preso, em novembro.

Extremistas ligados ao Estado Islâmico reivindicaram dois ataques em Cabo Delgado, norte de Moçambique, que resultaram na morte de dois civis cristãos, segundo os canais de propaganda do grupo.

O presidente da Ucrânia quer encontrar uma solução para as questões territoriais, que permanecem como o ponto mais sensível do acordo.

O impacto da guerra em Gaza nos territórios palestinianos ocupados na Cisjordânia é bastante visível em cidades, como Belém, onde a maioria dos locais dependem de negócios ligados ao turismo e a taxa de desemprego na cidade aumentou de 14% para 64% durante a guerra.







