A chegada dos dois experientes jogadores brasileiros eleva para 20 o número de contratações do clube algarvio, que ambiciona um rápido regresso ao principal escalão.
Douglas Friedrich, de 36 anos, chega do Avaí e traz consigo uma vasta experiência no futebol brasileiro, com passagens por clubes como Corinthians, Grémio e Bahia, além de experiências no Irão e na Arábia Saudita. O guarda-redes, que assinou por uma temporada, mostrou-se feliz com a oportunidade de jogar em Portugal, declarando: "Aceitei o desafio pelas referências, pela boa estrutura do clube, pela sua história, pelas pessoas que estão à frente do clube, por um desejo pessoal também.
Não tinha tido uma oportunidade tão clara de vir para Portugal.
Aconteceu agora e estou muito feliz".
Por sua vez, Zé Gabriel, médio de 26 anos, chega do Criciúma e terá a sua primeira experiência fora do Brasil.
Formado no Corinthians e com passagens por Internacional e Vasco da Gama, o jogador assinou por uma temporada com outra de opção.
"É a minha primeira experiência fora do Brasil, mas tive bastantes boas referências do futebol português, através de amigos como o Heitor [colega no Portimonense].
Espero adaptar-me o mais rápido possível e entrar em campo para ajudar os meus companheiros", afirmou o centrocampista.
Estas contratações sublinham a forte aposta do Portimonense em construir um plantel competitivo para lutar pela subida de divisão.













