O triunfo suado permitiu à equipa duriense abandonar o último lugar da tabela e ganhar um novo fôlego na competição.

Após a saída de Pedro Russiano, o clube anunciou a contratação de José Manuel Aira, um técnico de 49 anos com vasta experiência em clubes espanhóis como o Real Murcia e o Albacete, com o qual conseguiu a subida à Segunda Divisão.

A sua chegada parece ter tido um impacto imediato.

No jogo contra o Felgueiras, os golos surgiram na segunda parte, com os espanhóis Álvaro Santos (67’) e Davo (90’) a serem os heróis da partida.

Esta vitória foi crucial para o Penafiel, que até então ocupava o penúltimo lugar com apenas dois pontos e já tinha sido eliminado da Taça de Portugal. Com os três pontos conquistados, o clube sobe provisoriamente ao 15.º lugar com cinco pontos, saindo da zona de despromoção. A aposta num treinador estrangeiro com um currículo sólido em divisões secundárias em Espanha parece ser uma tentativa da direção de inverter o mau arranque de época e trazer uma nova metodologia de trabalho.

Para o Felgueiras, a derrota significa a manutenção dos sete pontos, ficando numa posição intermédia na tabela (10.º lugar), falhando a oportunidade de se aproximar dos lugares cimeiros.