Apesar de uma exibição competitiva, a equipa algarvia não conseguiu suster a reação do adversário, que virou o resultado na segunda parte. A partida foi equilibrada, com o Portimonense a demonstrar qualidade que levou o treinador do Arouca, Vasco Seabra, a comentar que a equipa "podia estar na I Liga".

O golo dos algarvios surgiu aos 63 minutos, através de uma grande penalidade convertida por Tamble Monteiro, o melhor marcador da Segunda Liga.

No entanto, a figura do jogo foi o avançado espanhol do Arouca, Miguel Puche, que marcou por duas vezes (49' e 69'), garantindo a passagem da sua equipa à quarta eliminatória. No final, o treinador do Portimonense, Tiago Fernandes, expressou a sua frustração, considerando que a sua equipa "merecia passar".

A eliminação ocorre num momento em que o clube também se move no mercado, tendo anunciado a contratação do avançado brasileiro Caio Matheus, internacional sub-20 de 21 anos, formado no São Paulo.

A exibição contra uma equipa de primeira divisão, apesar da derrota, pode servir de motivação para a campanha do Portimonense na Segunda Liga.