Os desaires contra o Académico de Viseu e o Marítimo deixaram a equipa na segunda metade da classificação e evidenciaram a distância para os principais candidatos à promoção.

Primeiro, a equipa duriense foi derrotada por 2-0 em Viseu, frente a um Académico em grande forma que somou a sua quinta vitória seguida.

Neste encontro, o Penafiel não conseguiu suster o ímpeto do adversário, que contou com mais um golo do melhor marcador do campeonato, André Clóvis.

Poucos dias depois, num jogo antecipado da 16.ª jornada, a história repetiu-se, desta vez nos Barreiros, com uma derrota por 2-1 frente ao Marítimo.

A tarefa do Penafiel ficou mais complicada com a expulsão de Ibrahima Kébé ainda na primeira parte, embora a equipa tenha conseguido empatar antes do intervalo. No entanto, o golo de Carlos Daniel no início da segunda parte selou o destino do encontro.

Estes dois resultados negativos contra adversários diretos na luta pela subida deixam o Penafiel na 10.ª posição com 13 pontos, numa situação que exige uma reação rápida para não se afastar irremediavelmente dos seus objetivos.