A principal causa dos adiamentos foi a "impossibilidade de voos para a Madeira", que impediu a deslocação das equipas adversárias. O jogo entre o líder Marítimo e o Benfica B, inicialmente agendado para domingo, 14 de dezembro, foi remarcado pela Liga de Clubes para a terça-feira seguinte, dia 16.

A importância deste encontro é acentuada pela posição do Marítimo no topo da tabela, com 29 pontos, tornando qualquer percalço no calendário um fator relevante na luta pela subida.

O Nacional também viu o seu jogo em casa, contra o Tondela, ficar em risco devido ao cancelamento de voos. As dificuldades logísticas foram agravadas pela complexidade de encontrar novas datas, com uma das notícias a referir que remarcar o jogo para 28 de dezembro seria "incomportável" devido às celebrações de Ano Novo na ilha. O impacto do mau tempo não se limitou à equipa principal masculina, já que o jogo da Taça de Portugal feminina do Marítimo também foi adiado, ilustrando um problema mais vasto para o desporto na região.