A recomendação de aumentar o IVA na restauração, atualmente na taxa intermédia de 13%, é justificada pela U-Tax com base na sua regressividade e elevado custo orçamental. O relatório estima que a medida custa anualmente cerca de mil milhões de euros aos cofres do Estado e beneficia desproporcionalmente as famílias de rendimentos mais elevados, que obtêm um benefício 6,7 vezes superior ao das famílias de menores rendimentos. A Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT) reagiu, afirmando que uma subida do IVA “teria inevitavelmente efeitos nos preços praticados” e, perante a perda de poder de compra, poderia “afetar a procura” e ter “consequências ao nível do emprego”. Outras propostas de relevo incluem a eliminação do SIFIDE indireto, que permite benefícios fiscais via fundos de investimento em I&D, e a isenção de Imposto do Selo sobre juros de créditos para segundas habitações, por não se enquadrarem no objetivo social da medida.
Unidade técnica propõe fim de benefícios fiscais e subida do IVA na restauração
A Unidade Técnica de Avaliação de Políticas Tributárias e Aduaneiras (U-Tax) publicou o seu primeiro relatório, no qual recomenda a revisão de 20 benefícios fiscais, com o objetivo de gerar uma poupança para o Estado entre 1,5 e 1,7 mil milhões de euros. Entre as propostas mais impactantes estão a reposição da taxa de IVA na restauração para 23%, a eliminação do SIFIDE indireto e o fim da isenção de IMT na compra de imóveis para revenda.



Artigos
9
No âmbito do Dia Mundial do Ovo, celebrado a 10 de outubro, e coincidindo com o Dia Mundial do Voluntariado da Elanco que foi realizado no dia 9 de outubro, o Grupo CAC e a Elanco colaboraram numa iniciativa solidária que visa reforçar a segurança alimentar em Portugal, doando 6.000 ovos ao Banco Alimentar. Esta […]

Mais de metade dos portugueses pretende comprar produtos alimentares típicos da quadra e prevê gastar 150 euros. O Natal continua a ser um momento em que a alimentação assume um papel central no orçamento das famílias portuguesas. De acordo com a 17.ª edição do estudo “Compras de Natal”, realizado pelo IPAM, 52% dos consumidores planeia […] Fonte: PT Jornal

A CEVA Logistics assinou um acordo para adquirir 100% do Fagioli Group, reforçando de forma decisiva as suas capacidades em heavy lift e project logistics. A operação enquadra-se numa sequência de aquisições recentes que evidenciam a estratégia da CEVA (integrada no grupo CMA CGM) de crescimento seletivo em geografias e serviços de elevado valor acrescentado. […] O conteúdo CEVA Logistics reforça project cargo com aquisição do Fagioli Group aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O preço do ouro atingiu esta segunda-feira 4.383,76 dólares por onça, batendo o recorde de outubro, com os investidores a anteciparem novas descidas das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) no próximo ano. Uma série de dados publicados na semana passada revelou um enfraquecimento do mercado de trabalho norte-americano e uma desaceleração […] O conteúdo Preço do ouro não para de bater recordes aparece primeiro em BOM DIA.







