O acordo com o Japão, descrito por Donald Trump como "um enorme acordo comercial", prevê um investimento japonês de 550 mil milhões de dólares nos EUA e a abertura do mercado nipónico a produtos americanos. O setor automóvel foi um dos maiores beneficiados, com as ações de fabricantes como a Toyota e a Mazda a registarem subidas expressivas. Na Europa, a notícia impulsionou as ações de empresas como a Stellantis e a Volkswagen, que já sentiu o impacto das tarifas existentes, com custos de 1,3 mil milhões de euros no primeiro semestre. A União Europeia, por seu lado, mantém uma dupla abordagem: continua em "diálogo intenso" com Washington, mas prepara um pacote de retaliação de 93 mil milhões de euros, que será adotado caso as negociações falhem. Fontes diplomáticas e notícias do Financial Times indicam que um acordo para uma tarifa de 15%, com isenções para setores chave como aeronaves e produtos farmacêuticos, está próximo. Christine Lagarde, presidente do BCE, sublinhou a importância de uma resolução rápida, afirmando que "quanto mais cedo esta incerteza comercial for resolvida [...], com menos incerteza teremos de lidar".
Acordo EUA-Japão sobre tarifas gera otimismo para negociações com a União Europeia
A iminência da aplicação de tarifas de 30% pelos Estados Unidos sobre produtos europeus, a partir de 1 de agosto, intensificou as negociações comerciais transatlânticas. O recente acordo entre a administração de Donald Trump e o Japão, que fixa tarifas recíprocas de 15%, foi recebido com otimismo nos mercados europeus, que agora antecipam um entendimento semelhante para a União Europeia, evitando assim o cenário mais penalizador.



Artigos
41
No âmbito do Dia Mundial do Ovo, celebrado a 10 de outubro, e coincidindo com o Dia Mundial do Voluntariado da Elanco que foi realizado no dia 9 de outubro, o Grupo CAC e a Elanco colaboraram numa iniciativa solidária que visa reforçar a segurança alimentar em Portugal, doando 6.000 ovos ao Banco Alimentar. Esta […]

Mais de metade dos portugueses pretende comprar produtos alimentares típicos da quadra e prevê gastar 150 euros. O Natal continua a ser um momento em que a alimentação assume um papel central no orçamento das famílias portuguesas. De acordo com a 17.ª edição do estudo “Compras de Natal”, realizado pelo IPAM, 52% dos consumidores planeia […] Fonte: PT Jornal

A CEVA Logistics assinou um acordo para adquirir 100% do Fagioli Group, reforçando de forma decisiva as suas capacidades em heavy lift e project logistics. A operação enquadra-se numa sequência de aquisições recentes que evidenciam a estratégia da CEVA (integrada no grupo CMA CGM) de crescimento seletivo em geografias e serviços de elevado valor acrescentado. […] O conteúdo CEVA Logistics reforça project cargo com aquisição do Fagioli Group aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O preço do ouro atingiu esta segunda-feira 4.383,76 dólares por onça, batendo o recorde de outubro, com os investidores a anteciparem novas descidas das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) no próximo ano. Uma série de dados publicados na semana passada revelou um enfraquecimento do mercado de trabalho norte-americano e uma desaceleração […] O conteúdo Preço do ouro não para de bater recordes aparece primeiro em BOM DIA.







