menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 25, 2025

Pacote fiscal de Trump nos EUA prevê agravar défice em 2,9 biliões de euros

O mais recente pacote legislativo orçamental proposto pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, conhecido como "Uma Grande e Bela Lei", deverá agravar o défice norte-americano em 3,4 biliões de dólares (cerca de 2,9 biliões de euros) até 2034. A estimativa, realizada pelo Gabinete de Orçamento do Congresso (CBO), uma entidade não partidária, aponta para um impacto fiscal significativo, contrariando as alegações da administração de que o crescimento económico compensará os custos.

News ImageNews Image

O pacote legislativo estende os cortes de impostos implementados durante o primeiro mandato de Trump, aumenta a despesa com a defesa e o controlo da imigração, e reduz programas de assistência social. As medidas fiscais incluem a isenção de impostos sobre gorjetas e horas extraordinárias até 2028 e o quadruplicar do limite para as deduções de impostos estaduais e locais por cinco anos. Em contrapartida, prevê cortes em programas como o Medicaid, o que, segundo o CBO, resultará na perda de seguro de saúde para mais de 10 milhões de pessoas até 2034. A administração republicana insiste que as medidas irão estimular a economia a um ritmo superior ao previsto pelo CBO, gerando receitas fiscais adicionais que anularão o défice projetado. No entanto, críticos, como o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, classificaram a lei como uma "perda para o país".

ai briefingEm resumo
O novo pacote fiscal da administração Trump aprofunda a trajetória de endividamento dos EUA, com um impacto significativo no défice. Embora vise estimular a economia através de cortes fiscais e aumento da despesa em áreas prioritárias, as projeções oficiais apontam para consequências orçamentais e sociais consideráveis a longo prazo.

Artigos

2

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close