Proposta de Aumento do IVA na Restauração para 23% Gera Forte Oposição do Setor
A Unidade Técnica de Avaliação de Políticas Tributárias e Aduaneiras (U-Tax) recomendou a reposição da taxa de IVA na restauração para 23%, uma medida que, segundo as suas estimativas, resultaria numa poupança de cerca de mil milhões de euros para o Estado. A proposta, incluída no primeiro relatório da unidade, argumenta que a atual taxa intermédia de 13% tem um “efeito redistributivo muito limitado e beneficia principalmente os agregados familiares com rendimentos mais elevados”. Segundo a U-Tax, os contribuintes no 10.º escalão de rendimento retiram da taxa de 13% um benefício 6,7 vezes superior ao obtido pelas pessoas com menores rendimentos. A recomendação gerou uma reação imediata e veemente por parte das associações do setor. A AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) classificou a proposta como um “erro com graves impactos económicos, sociais e territoriais”, afirmando que esta revela “profundo desconhecimento da realidade económica” de um setor maioritariamente composto por micro e pequenas empresas ainda a recuperar da pandemia. A APHORT (Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo) e a ProVar (Associação Nacional de Restaurantes) partilham da mesma opinião, alertando que uma subida do IVA teria “inevitavelmente efeitos nos preços praticados”, podendo levar ao encerramento de milhares de empresas, ao aumento do desemprego e a uma perda de competitividade turística face a países como Espanha, França e Itália, que aplicam taxas de 10%.



Artigos
5Economia
Ver mais
Nersant suspendeu dos seus direitos de associada a empresa Terra Branca sem a ouvir e sem lhe permitir o contraditório, e usou pretextos quase infantis em tribunal para tentar safar-se a uma condenação que estava escrita nas estrelas.

Projeto de ‘branded residences’ da promotora Overseas, em parceria com a marca de moda Karl Lagerfeld, vai colocar na cidade dez apartamentos de luxo. Valor do m2 é de 25 mil euros, cinco vezes mais que o atual preço médio na capital e oito vezes acima do praticado no país.

Criada em 1998, a Festa da Vinha e do Vinho é hoje um marco incontornável na promoção do cultivo da vinha e da produção vinícola, que são pilares da economia local e símbolos da identidade de Arruda dos Vinhos.

Por regra, as mais-valias na venda de um imóvel estão sujeitas a tributação de IRS. Mas há excepções. Saiba quais.




