Comércio Eletrónico Gera 33 Mil Milhões de Euros em Receitas de IVA para a UE em 2024
Os Estados-membros da União Europeia arrecadaram, em conjunto, mais de 33 mil milhões de euros em receitas de IVA provenientes do comércio eletrónico em 2024, segundo dados divulgados pela Comissão Europeia. Este valor confirma o sucesso das reformas fiscais implementadas em julho de 2021, que visaram simplificar a tributação das vendas online transfronteiriças e garantir uma cobrança mais justa e eficaz. As novas regras introduziram sistemas como o Balcão Único (OSS - One-Stop Shop) e o Balcão Único de Importação (IOSS - Import One-Stop Shop), que permitem às empresas registarem-se para efeitos de IVA num único país da UE e declararem o imposto devido sobre todas as suas vendas transfronteiriças através de um portal centralizado. Esta simplificação reduziu a burocracia e os custos para mais de 170 mil operadores que já aderiram aos regimes. Do total arrecadado, mais de 24 mil milhões de euros foram declarados através do balcão único na UE, 2,8 mil milhões fora do espaço comunitário, e 6,3 mil milhões através do balcão de importação, este último com um aumento de 26% face a 2023. Desde a implementação das reformas, os países da UE já arrecadaram cerca de 88 mil milhões de euros em IVA através destes sistemas, demonstrando a sua eficácia em eliminar barreiras ao comércio digital e em colmatar lacunas na cobrança fiscal.



Artigos
5Economia
Ver mais
Nersant suspendeu dos seus direitos de associada a empresa Terra Branca sem a ouvir e sem lhe permitir o contraditório, e usou pretextos quase infantis em tribunal para tentar safar-se a uma condenação que estava escrita nas estrelas.

Projeto de ‘branded residences’ da promotora Overseas, em parceria com a marca de moda Karl Lagerfeld, vai colocar na cidade dez apartamentos de luxo. Valor do m2 é de 25 mil euros, cinco vezes mais que o atual preço médio na capital e oito vezes acima do praticado no país.

Criada em 1998, a Festa da Vinha e do Vinho é hoje um marco incontornável na promoção do cultivo da vinha e da produção vinícola, que são pilares da economia local e símbolos da identidade de Arruda dos Vinhos.

Por regra, as mais-valias na venda de um imóvel estão sujeitas a tributação de IRS. Mas há excepções. Saiba quais.




