Álvaro Santos Pereira Nomeado Novo Governador do Banco de Portugal
O Governo indigitou o economista Álvaro Santos Pereira para suceder a Mário Centeno como governador do Banco de Portugal, numa decisão que marca uma mudança de liderança na autoridade monetária. A escolha do atual economista-chefe da OCDE e antigo ministro da Economia e do Emprego no governo de Pedro Passos Coelho foi anunciada pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que o descreveu como a “melhor escolha” para o cargo, destacando o seu currículo “altamente reconhecido”, independência e profundo conhecimento da economia nacional e internacional. A nomeação põe fim ao mandato de cinco anos de Mário Centeno, que não foi reconduzido, uma decisão que surge num contexto de tensões entre o governador cessante e o atual Executivo. Álvaro Santos Pereira, conhecido pela sua defesa de reformas estruturais durante o período da 'troika' e pela sua carreira internacional, defendeu recentemente a importância da independência dos bancos centrais. Numa entrevista, afirmou que “o Banco Central não pode ser político, tem de ser independente e técnico”, uma visão que se alinha com as expectativas para o seu mandato. A sua nomeação terá agora de ser ouvida e receber um parecer, não vinculativo, da comissão parlamentar competente, o que deverá acontecer em setembro, mantendo-se Mário Centeno em funções até à tomada de posse do seu sucessor.



Artigos
5
Quando o governo não tem a agilidade nem a vontade de segurar uma sede de um organismo tão importante, como a sede europeia de agência para startups, o que está a comunicar aos empreendedores e investidores é simples: este tema não está no topo da lista.

A FlixBus regista um aumento significativo da procura por viagens de autocarro no Natal e no Ano Novo, nomeadamente nas ligações internacionais para países como França, Luxemburgo e Suíça. O conteúdo Greves nos aeroportos fazem disparar procura por viagens de autocarro no Natal, revela FlixBus aparece primeiro em TNEWS.

Entre as soluções mais utilizadas para aquecer a casa, destacam-se as lareiras (27%), seguidas por aquecedores (23%) e ar condicionado (17%)

O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 2060 euros por metro quadrado em novembro, um novo máximo histórico e mais 18,4% do que no período homólogo. Os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa e no Algarve, em apartamentos e moradias. Nos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária foi de […]






