A alteração será implementada em duas fases. A primeira, nos meses de agosto e setembro, aplicará taxas excecionalmente baixas para compensar os valores retidos em excesso desde o início do ano. Esta correção fará com que trabalhadores com salários brutos até 1.136 euros e pensionistas com reformas até 1.116 euros fiquem isentos de retenção na fonte durante este período. A partir de outubro, entrarão em vigor as tabelas definitivas para o resto do ano, que, embora com taxas mais altas do que as do período de acerto, continuarão a ser inferiores às aplicadas de janeiro a julho. Análises de consultoras como a PwC e a Ilya, citadas em vários artigos, alertam para a consequência desta medida: ao aproximar a retenção mensal do imposto anual devido, o acerto de contas em 2026 resultará, na maioria dos casos, numa “diminuição do reembolso de IRS ou um aumento do IRS adicional a pagar”. A secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, confirmou que a intenção é precisamente que “as pessoas tenham o seu dinheiro no seu bolso antecipadamente”. O Ministério do Trabalho garantiu que tanto a Segurança Social como a Caixa Geral de Aposentações (CGA) aplicarão as novas tabelas já nas pensões de agosto.
Novas Tabelas de Retenção de IRS Aumentam Rendimento Líquido em 2025 mas Antecipam Menores Reembolsos em 2026
O Governo introduziu novas tabelas de retenção na fonte de IRS para o segundo semestre de 2025, que resultarão num aumento temporário do rendimento líquido para trabalhadores e pensionistas em agosto e setembro, mas que poderão levar a reembolsos menores ou a imposto adicional a pagar em 2026. Esta medida reflete a descida das taxas de IRS aprovada pelo Parlamento, com aplicação retroativa a janeiro.



Artigos
5
Quando o governo não tem a agilidade nem a vontade de segurar uma sede de um organismo tão importante, como a sede europeia de agência para startups, o que está a comunicar aos empreendedores e investidores é simples: este tema não está no topo da lista.

A FlixBus regista um aumento significativo da procura por viagens de autocarro no Natal e no Ano Novo, nomeadamente nas ligações internacionais para países como França, Luxemburgo e Suíça. O conteúdo Greves nos aeroportos fazem disparar procura por viagens de autocarro no Natal, revela FlixBus aparece primeiro em TNEWS.

Entre as soluções mais utilizadas para aquecer a casa, destacam-se as lareiras (27%), seguidas por aquecedores (23%) e ar condicionado (17%)

O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 2060 euros por metro quadrado em novembro, um novo máximo histórico e mais 18,4% do que no período homólogo. Os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa e no Algarve, em apartamentos e moradias. Nos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária foi de […]






