A alteração será implementada em duas fases. A primeira, nos meses de agosto e setembro, aplicará taxas excecionalmente baixas para compensar os valores retidos em excesso desde o início do ano. Esta correção fará com que trabalhadores com salários brutos até 1.136 euros e pensionistas com reformas até 1.116 euros fiquem isentos de retenção na fonte durante este período. A partir de outubro, entrarão em vigor as tabelas definitivas para o resto do ano, que, embora com taxas mais altas do que as do período de acerto, continuarão a ser inferiores às aplicadas de janeiro a julho. Análises de consultoras como a PwC e a Ilya, citadas em vários artigos, alertam para a consequência desta medida: ao aproximar a retenção mensal do imposto anual devido, o acerto de contas em 2026 resultará, na maioria dos casos, numa “diminuição do reembolso de IRS ou um aumento do IRS adicional a pagar”. A secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, confirmou que a intenção é precisamente que “as pessoas tenham o seu dinheiro no seu bolso antecipadamente”. O Ministério do Trabalho garantiu que tanto a Segurança Social como a Caixa Geral de Aposentações (CGA) aplicarão as novas tabelas já nas pensões de agosto.
Novas Tabelas de Retenção de IRS Aumentam Rendimento Líquido em 2025 mas Antecipam Menores Reembolsos em 2026
O Governo introduziu novas tabelas de retenção na fonte de IRS para o segundo semestre de 2025, que resultarão num aumento temporário do rendimento líquido para trabalhadores e pensionistas em agosto e setembro, mas que poderão levar a reembolsos menores ou a imposto adicional a pagar em 2026. Esta medida reflete a descida das taxas de IRS aprovada pelo Parlamento, com aplicação retroativa a janeiro.



Artigos
5Economia
Ver mais
Nersant suspendeu dos seus direitos de associada a empresa Terra Branca sem a ouvir e sem lhe permitir o contraditório, e usou pretextos quase infantis em tribunal para tentar safar-se a uma condenação que estava escrita nas estrelas.

Projeto de ‘branded residences’ da promotora Overseas, em parceria com a marca de moda Karl Lagerfeld, vai colocar na cidade dez apartamentos de luxo. Valor do m2 é de 25 mil euros, cinco vezes mais que o atual preço médio na capital e oito vezes acima do praticado no país.

Criada em 1998, a Festa da Vinha e do Vinho é hoje um marco incontornável na promoção do cultivo da vinha e da produção vinícola, que são pilares da economia local e símbolos da identidade de Arruda dos Vinhos.

Por regra, as mais-valias na venda de um imóvel estão sujeitas a tributação de IRS. Mas há excepções. Saiba quais.




