Fontes diplomáticas e notícias da imprensa internacional, como o Financial Times e a Reuters, indicam que um acordo está “próximo” e poderá ser alcançado durante o fim de semana, durante um encontro entre Ursula von der Leyen e Donald Trump na Escócia. O acordo proposto seguiria o modelo do pacto com o Japão, estabelecendo uma taxa de 15% que já incluiria a tarifa base de 10%, com isenções para setores como a aeronáutica, bebidas espirituosas e produtos farmacêuticos. Para a indústria automóvel europeia, que enfrenta atualmente uma taxa de 25%, a descida para 15% representaria um alívio significativo. A incerteza já está a ter custos elevados, com a Volkswagen a reportar um impacto de 1,3 mil milhões de euros devido às tarifas no primeiro semestre. A presidente do BCE, Christine Lagarde, apelou a uma “solução rápida para as incertezas comerciais”, sublinhando que seria “bem recebido por qualquer agente económico”. Enquanto as negociações decorrem, a UE prepara contramedidas, tendo já adotado uma lista de retaliação no valor de 93 mil milhões de euros, pronta a ser ativada caso não haja acordo.
Negociações entre UE e EUA sobre Tarifas Intensificam-se com Perspetiva de Acordo a 15%
As negociações comerciais entre a União Europeia e os Estados Unidos intensificaram-se, com a possibilidade de um acordo que fixe uma tarifa base de 15% sobre a maioria dos produtos europeus. Esta evolução surge na sequência de um acordo semelhante alcançado entre os EUA e o Japão, e numa altura em que se aproxima o prazo de 1 de agosto, data em que a administração Trump ameaça impor taxas de 30%.



Artigos
5Economia
Ver mais
Nersant suspendeu dos seus direitos de associada a empresa Terra Branca sem a ouvir e sem lhe permitir o contraditório, e usou pretextos quase infantis em tribunal para tentar safar-se a uma condenação que estava escrita nas estrelas.

Projeto de ‘branded residences’ da promotora Overseas, em parceria com a marca de moda Karl Lagerfeld, vai colocar na cidade dez apartamentos de luxo. Valor do m2 é de 25 mil euros, cinco vezes mais que o atual preço médio na capital e oito vezes acima do praticado no país.

Criada em 1998, a Festa da Vinha e do Vinho é hoje um marco incontornável na promoção do cultivo da vinha e da produção vinícola, que são pilares da economia local e símbolos da identidade de Arruda dos Vinhos.

Por regra, as mais-valias na venda de um imóvel estão sujeitas a tributação de IRS. Mas há excepções. Saiba quais.




