O sistema ETIAS, cuja implementação foi adiada várias vezes e está agora prevista para o quarto trimestre de 2026, exigirá que os viajantes de 59 países isentos de visto, como os EUA, Reino Unido e Canadá, obtenham uma autorização prévia para estadias de curta duração (até 90 dias) no Espaço Schengen. A Comissão argumenta que o aumento da taxa para 20 euros é necessário para cobrir os custos do sistema e alinha o valor com autorizações semelhantes, como a ETA do Reino Unido e a ESTA dos EUA. A proposta mantém as isenções para menores de 18 anos, maiores de 70 e familiares de cidadãos da UE. No entanto, a indústria do turismo e viagens manifestou preocupação com o aumento, temendo que possa dissuadir visitantes e prejudicar a competitividade da Europa como destino turístico. A proposta está agora sujeita a um período de revisão de dois meses pelo Conselho Europeu e pelo Parlamento antes de uma decisão final.
Taxa de Entrada na Europa (ETIAS) Poderá Quase Triplicar para 20 Euros
A Comissão Europeia propôs um aumento significativo na taxa do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS), que deverá quase triplicar, passando dos 7 euros atuais para 20 euros. A medida, justificada pela inflação e pelo aumento dos custos operacionais, está a gerar contestação por parte do setor do turismo europeu.



Artigos
5Economia
Ver mais
Nersant suspendeu dos seus direitos de associada a empresa Terra Branca sem a ouvir e sem lhe permitir o contraditório, e usou pretextos quase infantis em tribunal para tentar safar-se a uma condenação que estava escrita nas estrelas.

Projeto de ‘branded residences’ da promotora Overseas, em parceria com a marca de moda Karl Lagerfeld, vai colocar na cidade dez apartamentos de luxo. Valor do m2 é de 25 mil euros, cinco vezes mais que o atual preço médio na capital e oito vezes acima do praticado no país.

Criada em 1998, a Festa da Vinha e do Vinho é hoje um marco incontornável na promoção do cultivo da vinha e da produção vinícola, que são pilares da economia local e símbolos da identidade de Arruda dos Vinhos.

Por regra, as mais-valias na venda de um imóvel estão sujeitas a tributação de IRS. Mas há excepções. Saiba quais.




