O sistema ETIAS, cuja implementação foi adiada várias vezes e está agora prevista para o quarto trimestre de 2026, exigirá que os viajantes de 59 países isentos de visto, como os EUA, Reino Unido e Canadá, obtenham uma autorização prévia para estadias de curta duração (até 90 dias) no Espaço Schengen. A Comissão argumenta que o aumento da taxa para 20 euros é necessário para cobrir os custos do sistema e alinha o valor com autorizações semelhantes, como a ETA do Reino Unido e a ESTA dos EUA. A proposta mantém as isenções para menores de 18 anos, maiores de 70 e familiares de cidadãos da UE. No entanto, a indústria do turismo e viagens manifestou preocupação com o aumento, temendo que possa dissuadir visitantes e prejudicar a competitividade da Europa como destino turístico. A proposta está agora sujeita a um período de revisão de dois meses pelo Conselho Europeu e pelo Parlamento antes de uma decisão final.
Taxa de Entrada na Europa (ETIAS) Poderá Quase Triplicar para 20 Euros
A Comissão Europeia propôs um aumento significativo na taxa do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS), que deverá quase triplicar, passando dos 7 euros atuais para 20 euros. A medida, justificada pela inflação e pelo aumento dos custos operacionais, está a gerar contestação por parte do setor do turismo europeu.



Artigos
5
Quando o governo não tem a agilidade nem a vontade de segurar uma sede de um organismo tão importante, como a sede europeia de agência para startups, o que está a comunicar aos empreendedores e investidores é simples: este tema não está no topo da lista.

A FlixBus regista um aumento significativo da procura por viagens de autocarro no Natal e no Ano Novo, nomeadamente nas ligações internacionais para países como França, Luxemburgo e Suíça. O conteúdo Greves nos aeroportos fazem disparar procura por viagens de autocarro no Natal, revela FlixBus aparece primeiro em TNEWS.

Entre as soluções mais utilizadas para aquecer a casa, destacam-se as lareiras (27%), seguidas por aquecedores (23%) e ar condicionado (17%)

O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 2060 euros por metro quadrado em novembro, um novo máximo histórico e mais 18,4% do que no período homólogo. Os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa e no Algarve, em apartamentos e moradias. Nos apartamentos, o valor mediano de avaliação bancária foi de […]






