A implementação será gradual, começando no portal da Segurança Social e alargando-se no dia seguinte à aplicação móvel. O presidente do Instituto de Informática da Segurança Social, Luís Farrajota, descreveu a medida como "um passo significativo na modernização dos serviços públicos, aproximando o Estado das pessoas, com soluções mais simples, rápidas e adaptadas ao quotidiano dos cidadãos". A expectativa é que esta nova modalidade reduza em cerca de 70% os pagamentos efetuados presencialmente, que em 2024 levaram mais de 700 mil pessoas aos balcões. Um grupo específico que beneficiará da medida são os trabalhadores de serviço doméstico, que a partir de quinta-feira poderão usar o MB Way no portal, esperando-se uma "redução total dos pagamentos presenciais em tesourarias, para este serviço". A ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho, realçou que "a nova opção de pagamento por MB WAY é mais um passo decisivo" no programa de transformação digital "Primeiro Pessoas", que já permitiu retirar 450 mil pessoas do atendimento presencial desde janeiro.
Segurança Social passa a aceitar pagamentos por MB Way para simplificar processos
A Segurança Social modernizou os seus serviços ao passar a aceitar pagamentos através de MB Way, uma medida que visa simplificar o cumprimento das obrigações por parte de cidadãos e empresas. A funcionalidade, que estava prevista para 2026, foi antecipada pelo Governo para reduzir as filas de espera e o risco de penalizações por atraso.



Artigos
5Economia
Ver mais
Entre janeiro de 2024 e junho de 2025, um conjunto de bancos financiou diretamente em cerca de dois mil milhões de euros operações de extração de petróleo e gás na Amazónia.

Em período de Black Friday, a DECO PROteste visitou quatro lojas online e analisou os preços de alguns produtos em campanha. Apesar de haver boas oportunidades de compra, as lojas continuam a apresentar produtos com supostos descontos que, há menos de um mês, estavam mais baratos.

Quando apenas 40% das vagas do ensino superior (áreas agronómicas) foram preenchidas na 1ª fase, impõe-se uma reflexão

Nesta luta de David contra Golias, como se chegou a este desfecho? Para aprofundar as causas e consequências, convidámos o advogado António Preto, que representou os municípios contra o Estado.







