A análise da ERSE demonstra que a diferença de impostos é particularmente notória quando comparada com a vizinha Espanha. No caso da gasolina, os impostos representam 56% do preço final em Portugal, contra 49% em Espanha, resultando num preço por litro cerca de 21,4 cêntimos mais caro. No gasóleo, a carga fiscal é de 52% em Portugal e 45% em Espanha, o que se traduz numa diferença de 15,1 cêntimos por litro. Esta disparidade fiscal não só onera os consumidores e as empresas portuguesas, como também fomenta o abastecimento transfronteiriço, com os condutores a procurarem os preços mais baixos do outro lado da fronteira. A situação evidencia o peso significativo da política fiscal na formação do preço final dos combustíveis e o seu impacto direto no custo de vida e na competitividade da economia nacional.
Portugal entre os países da UE com combustíveis mais caros devido a impostos elevados
Portugal posiciona-se como um dos países da União Europeia com os combustíveis mais caros, uma realidade largamente atribuída à elevada carga fiscal. Um boletim da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) relativo ao segundo trimestre do ano revela que, embora os preços antes de impostos sejam competitivos, a carga fiscal coloca o país no 9.º lugar entre os 27 Estados-membros com os preços mais elevados tanto para a gasolina como para o gasóleo.



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