menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 30, 2025

Acordo Comercial UE-EUA Fixa Tarifas de 15% e Gera Reações Mistas

A União Europeia e os Estados Unidos alcançaram um acordo comercial que estabelece uma tarifa aduaneira de 15% sobre a maioria dos produtos europeus, evitando uma escalada para 30%. O pacto, que inclui contrapartidas significativas por parte da Europa, gerou um misto de alívio e preocupação entre líderes políticos e setores empresariais.

News ImageNews ImageNews Image

O acordo comercial, anunciado a 27 de julho, estabelece uma tarifa máxima de 15% sobre a generalidade das exportações da UE para os EUA, incluindo setores-chave como o automóvel, farmacêutico e semicondutores. Esta taxa representa um alívio face à ameaça de 30% por parte da administração de Donald Trump, mas é substancialmente superior aos níveis pré-abril. Em contrapartida, a UE comprometeu-se a adquirir 750 mil milhões de dólares em energia norte-americana (gás, petróleo e nuclear) e a investir 600 mil milhões de dólares nos EUA. As reações foram divergentes. O primeiro-ministro Luís Montenegro e a CIP consideraram que o acordo traz "previsibilidade e estabilidade", sendo o "acordo possível" que evita uma guerra comercial. No entanto, o primeiro-ministro francês, François Bayrou, classificou-o como um "dia sombrio" em que a Europa "se resigna à submissão". A AEP manifestou "preocupação", considerando o acordo "longe de ser o desejável" e "desequilibrado". Setores como o automóvel, o vinho e os componentes temem o impacto negativo na competitividade. O acordo prevê isenções para alguns produtos estratégicos, como componentes aeroespaciais e certos medicamentos, mas os detalhes sobre o aço, alumínio e outros produtos permanecem por clarificar, mantendo um clima de incerteza.

ai briefingEm resumo
O acordo proporciona estabilidade a curto prazo ao evitar uma guerra comercial, mas a tarifa de 15% e as avultadas contrapartidas da UE levantam preocupações a longo prazo sobre a competitividade e equidade, com detalhes cruciais ainda por definir.

Artigos

5

Economia

Ver mais
News Image

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana

A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros.  Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…

Source LogoJornal de Mafra
categoryVer categoria completa
Close