Receita fiscal do Estado dispara 22% no primeiro semestre
A receita do Estado com impostos cresceu 22% no primeiro semestre de 2025, atingindo 28.538,1 milhões de euros. Segundo a Entidade Orçamental, este aumento significativo foi largamente impulsionado pela receita de IRC, que cresceu 221,9%, devido a uma alteração no calendário de pagamento que antecipou a receita de julho de 2024 para junho de 2025. A receita de IVA e IRS também registou crescimentos homólogos de 11,6% e 11,9%, respetivamente. Este desempenho contribuiu para um excedente orçamental de 2.008,6 milhões de euros até junho.



Artigos
6Economia
Ver mais
A Assembleia da República discute atualmente, na generalidade, dois diplomas com impacto direto no dia a dia de consumidores e empresas. O enquadramento nacional do regulamento europeu dos criptoativos (MiCA), com a definição de quem supervisiona o mercado em Portugal. E a execução do Regulamento (UE) 2024/886, que uniformiza as transferências a crédito imediatas em […] O conteúdo Criptoativos e transferências imediatas: O que muda com as leis debatidas atualmente no Parlamento aparece primeiro em Viva Porto.

Coordenadora executiva do Nerpor, Rita Mendes, explica que, após um período “de interregno” na atividade, o núcleo está empenhado em “restabelecer as ligações e atrair novos associados”. A responsável, que falava à margem da apresentação do plano de ação para o período os próximos três anos, reconhece que chegar aos cerca de 500 associados é […] O conteúdo Nerpor apresenta estratégia e quer afirmar novo modelo de apoio empresarial aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O preço do cabaz alimentar voltou a subir pela terceira semana consecutiva, fixando-se agora nos 244,34 euros — o segundo valor mais alto registado nos últimos três anos. Desde o início de 2025, o aumento acumulado ultrapassa os oito euros, refletindo a persistente pressão inflacionista sobre os bens essenciais. Comparando com novembro do ano passado, […] O Artigo Preços dos alimentos disparam: cabaz alimentar atinge 244,34 euros, mais 56 euros do que em 2022 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

O secretário regional da Agricultura afirmou hoje que o Plano e Orçamento do setor para 2026 tem uma dotação de 146 milhões de euros, assegurando o compromisso com o incremento do rendimento dos agricultores e sustentabilidade da atividade agrícola.







