O GVH considera que a Ryanair informa os consumidores de forma “confusa” durante a compra de bilhetes online, especialmente no que diz respeito à necessidade de adquirir serviços adicionais para cada percurso e passageiro em bilhetes de ida e volta. A autoridade sublinha que “a forma como os preços dos serviços opcionais são apresentados [...] constitui, provavelmente, uma prática comercial desleal, uma vez que incentiva os consumidores a tomarem decisões de compra que, de outra forma, não tomariam”. A utilização de janelas 'pop-up' e outras mensagens durante o processo de compra também é vista como uma forma de limitar a liberdade de escolha do consumidor.
A disputa entre a Ryanair e o governo húngaro não é recente.
Em 2022, a companhia foi multada por repercutir nos clientes um imposto extraordinário, uma medida que o presidente da Ryanair, Michael O’Leary, classificou como “um roubo” e uma “idiotice”, chegando a chamar o então ministro do Desenvolvimento Económico de “um completo idiota”.
O novo processo pode resultar numa coima não especificada, embora a sua abertura não signifique que a infração já tenha sido comprovada.