A medida, implementada em 2022 para mitigar a crise energética, foi considerada transitória e a sua manutenção violaria o direito comunitário. Numa resposta ao grupo parlamentar do PS, o Ministério das Finanças sublinhou que a situação atual é distinta da de 2022, afirmando: “Não vivemos hoje uma crise energética comparável à que se verificou em 2022, pelo que se acompanha o então estabelecido”. O executivo acrescentou que a prorrogação da medida “não poderia, sob pena de violação do direito comunitário, ser prorrogada”. A justificação prende-se com o facto de a diretiva europeia do IVA permitir a aplicação de taxas reduzidas a um leque restrito de equipamentos energéticos, como a “entrega e instalação de painéis solares em residências particulares”, um âmbito consideravelmente mais limitado do que a norma que vigorava em Portugal, que abrangia a aquisição direta dos aparelhos. A decisão de não prolongar o benefício fiscal surge numa altura de elevada procura por estes equipamentos devido às ondas de calor, o que representa um aumento de custos significativo para os consumidores que procuram soluções de climatização.
Governo descarta regresso do IVA a 6% nos aparelhos de ar condicionado
O Governo português confirmou que não irá prorrogar a taxa reduzida de IVA de 6% para a aquisição de aparelhos de ar condicionado, que regressam assim à taxa normal de 23%.



Artigos
4Economia
Ver mais
Os passes poderão ser adquiridos até 12 de novembro (inclusive) através da plataforma online ou nos pontos de venda oficiais instalados no Aeroporto de Lisboa (de 8 a 11 de novembro) e na Gare Intermodal de Lisboa – GIL (11 de novembro).

As 115 startups selecionadas para esta edição já levantaram, no seu conjunto, cerca de 40 milhões de euros em investimento, um sinal da vitalidade e do reconhecimento do ecossistema nacional junto de investidores, revela a Startup Portugal.

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje perto do equilíbrio uma semana marcada pelo receio suscitado pelas fortes valorizações dos conglomerados tecnológicos e incertezas sobre o estado da economia dos EUA.

No final de outubro, a rede pública contava com 7.072 postos de carregamento, que disponibilizam cerca de 13.250 pontos de carregamento em todo o território nacional. Destes, 2.689 eram rápidos ou ultrarrápidos, reforçando a cobertura, acessibilidade e eficiência da rede.







