
Alterações no IMT para Revenda de Imóveis Geram Poupança de 148 Milhões para o Estado
As alterações ao regime de isenção do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) para revenda, introduzidas pelo pacote Mais Habitação, resultaram numa poupança fiscal de 148 milhões de euros para o Estado. A medida reduziu o prazo para a revenda de imóveis de três para um ano, limitando o acesso a este benefício fiscal. A Unidade Técnica de Avaliação de Políticas Tributárias e Aduaneiras (U-TAX) analisou o impacto da medida, revelando que a despesa fiscal com esta isenção caiu de 229,9 milhões de euros em 2022 para 81,4 milhões no ano passado, com uma diminuição de 62,8% nas transações isentas. No seu relatório, a U-TAX recomenda mesmo a eliminação total do benefício, argumentando que este se tornou “regressivo, concentrando-se nos segmentos de mercado de gama alta” e afastando-se do seu objetivo original de garantir liquidez. A Autoridade Tributária (AT) veio ainda restringir mais o acesso ao benefício, clarificando que a constituição de um prédio em propriedade horizontal, dividindo-o em frações para venda individual, anula o direito à isenção se dessa operação resultar uma alteração do Valor Patrimonial Tributário (VPT). Este entendimento considera que tal prática constitui um desvio da finalidade inicial do imóvel, obrigando ao pagamento do imposto acrescido de juros.



Artigos
3


Economia
Ver mais
"Condições injustas e preços excessivos"? 10 mil hotéis processam Booking
De 2004 a 2024, os hotéis dizem ter sofrido grande pressão, por parte do Booking, para que não oferecerem preços mais baratos em nenhum outro lado, incluindo nos próprios sites.

Trabalhadores da PSA Sines e Labor Sines fazem nova greve parcial
Os trabalhadores da PSA Sines e da LaborSines, no Terminal XXI do Porto de Sines, no distrito de Setúbal, vão avançar com nova greve parcial, em dois períodos, e paralisações nas últimas duas horas de cada turno.

Reforma laboral. Sindicatos dizem que fragiliza, patrões aplaudem
As centrais sindicais UGT e CGTP-IN rejeitam a reforma laboral proposta pelo Governo, considerando-a "despropositada e injustificada" e "um ataque a quem trabalha", enquanto os patrões a aplaudem como "uma boa base de negociação".

Novo carro elétrico chinês com 10 mil encomendas em menos de sete minutos
O novo Xpeng P7 foi lançado na China esta semana, com o sucesso a ser quase imediato: em menos de sete minutos, recebeu mais de 10.000 pedidos de encomendas naquele país.