Adicionalmente, o mecanismo da "Declaração Periódica automática" de IVA, que já existia, passou a ter um enquadramento legal próprio, sendo a sua adesão opcional. Outra alteração relevante impõe aos sujeitos passivos a responsabilidade de comunicar a alteração para o regime normal mensal de IVA, através de uma Declaração de Alterações, caso o seu volume de negócios ultrapasse os 650.000 euros no ano anterior. Em paralelo com estas medidas de simplificação, a Autoridade Tributária divulgou a possibilidade de os contribuintes pedirem online, através do Portal das Finanças, uma "Certidão de Enquadramento em IVA". Este documento, gratuito e válido por seis meses, comprova o regime de IVA do contribuinte e a sua data de início de atividade, sendo essencial para quem presta serviços a entidades públicas ou para clientes que necessitem de confirmar essa informação.
Administração do IVA alvo de medidas de simplificação e apoio ao contribuinte
A gestão do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) foi recentemente alvo de várias medidas de simplificação, ao abrigo do programa "Simplex fiscal", e a Autoridade Tributária reforçou os canais de apoio digital para facilitar o cumprimento das obrigações dos contribuintes. Com entrada em vigor a 1 de julho de 2025, o "Simplex fiscal" introduziu alterações significativas. Foi revogada a obrigação de entregar uma declaração de início de atividade para a realização de um ato isolado, independentemente do seu valor. Foi também criado um "certificado de exportação simplificado" para remessas de bens até 1.000 euros, agilizando os procedimentos para as empresas exportadoras.



Artigos
5Economia
Ver mais
Esta é apenas mais uma peça curiosa no polémico caso 'Spinumviva', que tem abalado a política nacional nos últimos meses – o procurador-geral da República, Amadeu Guerra, disse sexta-feira, dia 7, que a averiguação deverá estar concluída até ao Natal. A empresa construtora da moradia de luxo de Luís Montenegro, em Espinho, foi declarada falida no mesmo dia em que a obra foi dada por concluída: 15 de outubro de 2020, conta o Correio da Manhã. O conteúdo CONSTRUTOR DE LUÍS MONTENEGRO ABRIU FALÊNCIA aparece primeiro em 24Horas.

Com o aeroporto de Lisboa a rebentar pelas costuras, os 'patrões' das grandes empresas tecnológicas que pretendem vir até a capital portuguesa participar na edição deste ano da Web Summit, nos seus aviões privados, arriscam-se a ter de ir aterrar a quase 300 quilómetros de distância, a Badajoz, em Espanha - tudo isto porque a ANA não consegue dar vazão à grande procura no Aeroporto Humberto Delgado, que não tem condições para receber um número tão grande de aviões particulares. O conteúdo LISBOA ‘À PINHA’ DESVIA JATINHOS PARA BADAJOZ aparece primeiro em 24Horas.

Este ano até começou mais tarde, visto que em 2024 já existiam campanhas “Black” em Setembro. Mas, como seria de esperar, chegou Novembro e com ele o circo anual da Black Friday. Estamos a falar de lojas a prometer 70% de desconto, banners a piscar “imperdível” e pessoas a encher carrinhos como se fosse o […]

Até às 11h30, o PSD/CDS-PP entregou 54 propostas, o Chega 613, o PS 110, a Iniciativa Liberal 105, o Livre 324, o PCP 532, o Bloco de Esquerda 181, o PAN 182, e o JPP 50.







