Por se tratar de uma alteração à legislação fiscal sobre o consumo, "o desagravamento fiscal ainda terá de ser aprovado pelos deputados". A iniciativa governamental salvaguarda ainda que as operações de compra das rações "não prejudicam o direito à dedução" do IVA por parte de quem as adquire para doar. Esta é uma das várias medidas de caráter "urgente" decididas pelo executivo para apoiar as populações afetadas pelos fogos que destruíram explorações agrícolas e pecuárias.
Governo propõe isenção de IVA em rações para animais para apoiar agricultores afetados por incêndios
O Governo submeteu ao Parlamento uma proposta de lei que prevê a isenção temporária de IVA nas doações de rações para animais, como medida de apoio aos agricultores cujas explorações foram atingidas pelos incêndios. A medida, que necessita de aprovação parlamentar, terá uma duração de seis meses. A proposta legislativa visa isentar de IVA as "transmissões a título gratuito de produtos próprios para alimentação de gado, de aves e outros animais" destinadas a agricultores com residência ou domicílio fiscal nas zonas afetadas pelos incêndios rurais ocorridos desde 1 de julho. O diploma prevê que a isenção vigore por um "prazo de seis meses" a contar do início do período fixado na resolução do Conselho de Ministros que delimita as áreas afetadas.



Artigos
5Economia
Ver mais
Se pagou recentemente o Imposto Único de Circulação (IUC), há más notícias. Em fevereiro terá de o voltar a pagar, devido às novas regras que entram em vigor já no próximo ano.

Apesar de muitas cidades já estarem com decorações natalícias montadas, faltam ainda 47 dias para o Natal e muitos portugueses admitem estar a adiar as compras de presentes, à espera de promoções. Para 2025, algumas famílias falam em contenção nos gastos, oferecendo apenas coisas úteis e principalmente aos mais próximos.

Mark Carney, primeiro-ministro canadiano, declarou o fim de décadas de proximidade económica do Canadá com os EUA, face às novas tarifas norte-americanas impostas às exportações do país.

Se pagou recentemente o Imposto Único de Circulação (IUC), há más notícias. Em fevereiro terá de o voltar a pagar, devido às novas regras que entram em vigor já no próximo ano. As alterações ao imposto motivaram mesmo um esclarecimento do Governo, depois de várias dúvidas e críticas dos contribuintes.






