Operações como a “Admiral” e a “Ambrosia” já permitiram apreender 75 milhões de euros, que poderão ser recuperados para o orçamento nacional.
Procuradoria Europeia Investiga Fraudes ao IVA em Portugal
A Procuradoria-Geral Europeia (EPPO) está a investigar em Portugal dezenas de processos de fraude fiscal, cujos prejuízos estimados para os cofres públicos podem ascender a 868 milhões de euros, revelando a crescente dimensão da criminalidade económico-financeira no país. A procuradora-geral europeia, Laura Kovesi, afirmou que “o número de casos explodiu em Portugal” e que o valor da fraude poderá atingir os mil milhões de euros até ao final do ano. Devido ao volume de trabalho, solicitou às autoridades portuguesas a alocação de mais dois procuradores delegados à equipa nacional. As investigações centram-se, em grande parte, em esquemas transfronteiriços de fraude ao IVA, como as “fraudes em carrossel”, que envolvem grupos de crime organizado, nomeadamente de origem chinesa, especializados em operações de branqueamento de capitais. Kovesi destacou que este tipo de criminalidade é altamente lucrativo e menos arriscado do que outras atividades ilícitas, como o tráfico de droga. Durante a sua visita a Portugal, a procuradora-geral reuniu-se com os ministros da Justiça e das Finanças para sublinhar a importância de reforçar os meios de deteção e investigação, incluindo a criação de equipas policiais dedicadas.



Artigos
3
Há um trabalho contínuo, de compromisso social, que as insígnias do retalho alimentar realizam ao longo do ano, e não apenas no Natal. O impacto é grande, particularmente nas comunidades de proximidade das lojas. Continente, Lidl, Pingo Doce, Auchan, Aldi, Mercadona, Grupo Mosqueteiros dinamizam programas, ações e parcerias que, para além de os aproximar dos consumidores, são uma ajuda importante para instituições que apoiam quem mais precisa. [Leia mais]

Os setores da restauração e hotelaria assinaram a revisão dos contratos coletivos para 2026 com o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE), prevendo um aumento salarial médio de cerca de 5%. De acordo com o comunicado divulgado pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, os novos contratos preveem, entre […] The post Restauração e hotelaria acordam aumentos salariais médios de 5% para 2026 appeared first on Forbes Portugal.

A BP afirmou que usará o dinheiro obtido com o negócio para amortizar parte da sua dívida, que totalizava 26,1 mil milhões no final do último trimestre.

Num cenário marcado por incerteza macroeconómica e geopolítica persistente, os mercados privados surgem como uma peça-chave para investidores que procuram resiliência e diversificação rumo a 2026.






