O plano de redução estabelece uma trajetória gradual: a taxa baixará para 19% em 2026, 18% em 2027 e, finalmente, 17% em 2028. A proposta inclui ainda um alívio para as PME e empresas de pequena-média capitalização, cuja taxa sobre os primeiros 50 mil euros de matéria coletável descerá de 16% para 15% já em 2026. O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, defendeu a medida como um passo para a “construção de uma economia mais competitiva, mais justa e mais preparada para os desafios do futuro”, argumentando que também promove a “coesão social”. A aprovação da medida dependeu do apoio do Chega, que, apesar de defender uma descida mais acentuada, viabilizou a proposta após o ministro admitir a possibilidade de, no futuro, reduzir também a derrama estadual. O PS votou contra, defendendo uma abordagem de desagravamento fiscal seletivo em vez de um corte transversal. O custo orçamental da medida está estimado em cerca de 300 milhões de euros anuais.
Parlamento aprova descida gradual do IRC para 17% até 2028
A proposta do Governo para a redução faseada da taxa geral de IRC foi aprovada na generalidade no parlamento, prevendo uma descida dos atuais 20% para 17% até 2028. Esta medida fiscal, considerada uma “escolha estratégica” pelo executivo, foi viabilizada com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP, Chega e IL, e representa um dos pilares da política económica do Governo para aumentar a competitividade do país.



Artigos
5
Para a Autoridade Tributária, o IUC deve ser pago por quem consta do registo automóvel como proprietário, mesmo que o carro tenha sido vendido a outra pessoa. Mas o Tribunal Constitucional entende que os contribuintes nessa situação devem poder provar ao Fisco que não são os proprietários de facto do veículo. Obtenha a minuta para reclamar junto das Finanças.

Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte elegeu os novos órgãos sociais para o quadriénio de 2025–2029 e aprovou, em assembleia geral, o Plano de Actividades e Orçamento para 2026.

O anúncio foi feito na terça-feira pelo ministro da Aviação Civil, Ram Mohan Naidu, através de uma publicação na rede social X. Al Hind Air e FlyExpress passam a operar no país.

A euforia tomou conta dos funcionários da Bimba y Lola de Vigo, no norte de Espanha, depois de terem arrecadado mais de 1, 2 milhões de euros na lotaria espanhola, conhecido como El Gordo. Tudo aconteceu depois de a marca ter comprado entre 600 a 800 bilhetes, que foram, posteriormente, vendidos aos empregados, por um preço simbólico de cinco euros. O conteúdo INCRÍVEL: FUNCIONÁRIOS DA BIMBA Y LOLA GANHAM 1,2 MILHÕES (VÍDEO) aparece primeiro em 24Horas.






