O ministro da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, sublinhou que a morosidade processual e a complexidade legislativa “paralisa o investimento”, defendendo uma “cultura de colaboração com as empresas”.
Proposta de reforma da justiça tributária visa acelerar processos e reforçar garantias
O Governo está a analisar um relatório com cerca de 90 propostas para uma reforma abrangente do processo e procedimento tributário, com o intuito de simplificar a legislação, acelerar a resolução de litígios e reforçar as garantias dos contribuintes. O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, considerou a reforma da justiça tributária uma “prioridade estratégica” para atrair investimento e melhorar o ambiente de negócios. O documento, elaborado por uma comissão de peritos liderada por Rogério Fernandes Ferreira, aborda várias áreas críticas da justiça fiscal. Uma das propostas mais destacadas é a fixação de um prazo máximo de 20 anos para a prescrição de dívidas fiscais, independentemente de interrupções ou suspensões, conferindo maior segurança jurídica. Outra medida de grande relevo é a possibilidade de a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) ser condenada por litigância de má-fé, com multas e indemnizações, equiparando-a ao contribuinte. Propõe-se também o reforço dos meios alternativos de resolução de litígios, com o Governo a estudar o alargamento da arbitragem a processos de valor superior a 10 milhões de euros e a criação de mecanismos de acordos extrajudiciais. No plano processual, sugere-se a obrigatoriedade de a AT notificar os contribuintes por email ou telefone sobre a existência de citações no Portal das Finanças e de comunicar formalmente a realização de penhoras.



Artigos
5
BALANÇO DO ANO || Medo das tarifas arrancou um ano em que a greve geral marcou os últimos dias. As frases do ano na economia

Cerca de 54% dos portugueses admite gastar mais no Natal do que aquilo que tem orçamentado. A porta-voz da DECO PROteste Soraia Leite explicou que, este ano, os portugueses planeiam gastar 515 euros neste Natal. «Isto representa 375 da média do rendimento líquido mensal das famílias», acrescentou.

A Citroën vai marcar presença no Salão Automóvel de Bruxelas, que abre ao público a 9 de janeiro de 2026, com um stand que reflete a nova fase da marca francesa, assente na criatividade, inovação e acessibilidade da mobilidade. O espaço, descrito como colorido, moderno e acolhedor, pretende ilustrar a identidade da Citroën e a […] O conteúdo Citroën apresenta novo concept elétrico ELO e gama renovada no Salão de Bruxelas aparece primeiro em BOM DIA.

Alguns economistas atribuem ao fabricante de automóveis Henry Ford o mérito de ter impulsionado a classe média norte-americana no século XX quando, em Janeiro de 1914, aumentou os salários dos operários para 5 dólares, mais do dobro do salário médio por um dia de trabalho de oito horas.







