A proposta orçamental já parte com um impacto agregado de 4.449 milhões de euros de um conjunto de medidas previamente definidas, onde se destacam os desagravamentos fiscais. Em julho, o parlamento aprovou uma redução do IRS para 2025, com o compromisso de uma nova descida em 2026, que prevê uma redução adicional de 0,3 pontos percentuais nas taxas marginais do 2.º ao 5.º escalão. No que respeita ao IRC, a taxa geral, que já desceu de 21% para 20%, baixará para 19% no próximo ano, com a discussão a decorrer à margem do OE2026, mas com o seu impacto orçamental devidamente contabilizado. Adicionalmente, a taxa para PME e empresas de pequena e média capitalização sobre os primeiros 50.000 euros de matéria coletável será reduzida de 16% para 15%. O Governo projeta um excedente orçamental de 0,3% do PIB este ano e de 0,1% em 2026, uma previsão otimista que contrasta com as do Conselho das Finanças Públicas (CFP) e do Banco de Portugal, que antecipam um défice. A sustentabilidade destas reduções fiscais face ao aumento da despesa com pessoal e pensões continua a ser um ponto central de debate e escrutínio.
Governo avança com redução de IRS e IRC como bandeiras do Orçamento para 2026
A redução do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) e do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas (IRC) reafirma-se como a principal bandeira fiscal do Governo de Luís Montenegro para o Orçamento do Estado de 2026 (OE2026). As medidas, que visam aliviar a carga fiscal sobre famílias e empresas, representam um pilar central da estratégia económica do executivo.



Artigos
9
A Universidade de Aveiro (UA), através da UACOOPERA, irá disponibilizar um leque alargado de horas de consultoria especializada destinadas a apoiar jovens empreendedores com ideias de negócio que necessitem de orientação para validar e implementar os seus projetos. No âmbito deste apoio, a UA irá disponibilizar um total de 240 horas de consultoria individualizada distribuir […] O conteúdo Universidade de Aveiro apoia empreendedores com horas de consultoria especializada aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

No final de novembro passado o desemprego caiu 5,4% no Alentejo, comparativamente com igual mês de 2024. Estavam registados nos Serviços de Emprego do Alentejo 16 107 indivíduos, menos 918 do que no mês homólogo de 2024, revela o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Face ao mês anterior (outubro) o desemprego aumentou no Alentejo […]

A "boutique" da Aston Martin na reformulada Marina de Cascais

Central de Compras da CIMAC já movimenta 4,4 milhões de euros e ganha peso na gestão pública do Alentejo Central. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Central de compras da CIMAC movimenta 4,4 milhões no Alentejo Central







